O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar, debateu desenvolvimento com sustentabilidade e potenciais da comercialização de crédito de carbono para Mato Grosso, durante participação na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, realizada em Dubai. Representando o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o procurador-geral de Contas esteve presente no evento juntamente com o governador Mauro Mendes, a primeira-dama, Virginia Mendes, entre outras autoridades e parlamentares do estado.
De acordo com Alisson Alencar, é um evento relevante que reúne líderes e representantes de todo o mundo para discutir estratégias e soluções para os desafios ambientais que enfrentamos. “Um dos temas acordados na conferência é a comercialização de créditos de carbono, uma ferramenta essencial na busca por um futuro mais verde e resiliente. Mato Grosso, com sua vasta extensão territorial e rica biodiversidade, possui um potencial significativo para beneficiar sua população com essa oportunidade”, disse.
Na oportunidade, o procurador-geral também disse esperar que as deliberações e discussões durante a COP 28 inspirem ações concretas e comprometidas com o bem-estar do Planeta. "E que Mato Grosso possa ser reconhecido como um exemplo de desenvolvimento econômico-social com responsabilidade ambiental”, completou.
A COP 28 oferece oportunidades e desafios significativos no contexto do desenvolvimento sustentável e das mudanças climáticas. A participação ativa de Mato Grosso não apenas coloca o estado no centro das discussões globais sobre mudanças climáticas, mas também oferece oportunidades concretas para promover práticas sustentáveis e enfrentar os desafios ambientais locais de maneira eficaz.
Autoridades como o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e parlamentares compõe a comitiva Brasileira.
Também participaram do evento, os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, as secretárias de Estado Mauren Lazaretti (Meio Ambiente), Grasielle Bugalho (Assistência Social e Cidadania) e o secretário César Miranda (Desenvolvimento Econômico), o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, Caio Penido, e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!