"Não podemos parar, mesmo diante dos avanços já conquistados pela administração do pefeito Emanuel Pinheiro, como, por exemplo, a ampliação dos equipamentos de assistência social que totalizam 42 em nossa capital. Sabemos que ainda podemos avançar. Mantemos um profícuo diálogo com o governo federal, tendo como pauta o fomento da política de assistência social, refletindo-se na promoção de pessoas, no fortalecimento de famílias e na realização de seus sonhos". A afirmação é da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que se reuniu com o diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), José de Arimatéia. Durante o encontro, Arimatéia elogiou a eficiência da gestão na organização e oferta de serviços.
O diálogo ocorreu na tarde de quinta-feira (23), em Cuiabá, e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, Hellen Ferreira, da secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa, e do assessor José Marcelo Gracioli, representando o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados.
"Na reunião, destacamos os progressos na organização administrativa e financeira da política de assistência social. Cientes da defasagem nos repasses de recursos federais nos últimos anos, reconhecemos a responsabilidade da nova gestão do Governo Federal, liderada pelo presidente Lula, em iniciar o processo de recomposição. Mais de oitenta por cento dos recursos estão retornando para os Municípios e Estados, porém, ressaltamos a importância do Município como executor primordial dos serviços. Sabemos que esse processo é dispendioso, mas Cuiabá, com sua gestão eficiente, tem se destacado, priorizando o SUAS no orçamento público. Essa decisão tem contribuído para qualificar o atendimento à população usuária do sistema", destacou o diretor.
Para José de Arimatéia, a interlocução entre o SUAS, o sistema de segurança alimentar e as atividades dos restaurantes populares tem fortalecido ainda mais a integração entre a política de assistência social e as demais políticas públicas. "Este avanço é notório, permitindo referências e contra referências eficientes entre as diferentes esferas da administração pública".
Durante a reunião, a primeira-dama, Márcia Pinheiro, reafirmou também o compromisso da capital quanto às medidas de enfrentamento à fome, relembrando que em setembro de 2023, a Prefeitura de Cuiabá assinou termo de convênio para o Programa Prato Cheio e o Plano Brasil Sem Fome, do governo federal. Participaram da solenidade, o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, e o de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
“As políticas estruturantes na área do desenvolvimento social fundamentadas pela segurança alimentar e qualificação profissional desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, declarou a primeira-dama.
Refletindo sobre a trajetória histórica na área, o diretor empreendeu uma análise do cenário atual e reforçou o compromisso da gestão federal. “Enfrentamos desafios decorrentes da pandemia e estamos agora em um cenário pós-pandêmico. Este contexto reforça a necessidade de atenção à situação econômica e sanitária. No entanto, graças à integração e ao diálogo estabelecido, percebemos que, apesar das dificuldades, Cuiabá tem avançado na conexão entre as políticas públicas e assistenciais. Este progresso é evidente na capacidade de encaminhar usuários da assistência em conjunto com a educação, promovendo a transversalidade entre as políticas públicas e fortalecendo ainda mais a resposta às demandas da população".
O diretor finalizou a reunião citando quanto às competências de cada ente federado, seja a União, o Estado ou o município. “A União desempenha um papel fundamental de assessoramento, colaborando de maneira conjunta com os municípios para alcançar consensos. Reconhecemos a diversidade de atividades de cada ente federado, mas é crucial observar a primazia, entendendo que um município não pode executar tudo por si só; ele depende do apoio do Estado e da União".
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!