Várzea Grande se prepara para celebrar um momento significativo em sua história neste sábado, 2 de março, às 18h, com a inauguração da Praça Nossa Senhora da Guia. A iniciativa, fundamentada pela Lei Municipal 5109/2023, transformou a rotatória em frente ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon em um ponto de referência que não apenas homenageia a padroeira da cidade, mas também se torna um cartão postal e um novo ponto turístico.
A localização estratégica da praça, na confluência em das três principais vias da cidade - João Ponce de Arruda, Avenida Presidente Artur Bernardes e Avenida Filinto Müller - a torna acessível e visível para moradores e visitantes, consolidando seu papel como um espaço emblemático para a comunidade.
A construção da praça, coordenada pelo Arquiteto Enodes Soares Ferreira, é fruto da colaboração entre a prefeitura, os festeiros e fiéis da comunidade católica local. Em 2023, a imagem de Nossa Senhora da Guia foi adquirida, dando início ao processo de urbanização que inclui bancos, iluminação cênica e em LED, e um chafariz representativo das águas por onde a primeira imagem da santa chegou à cidade.
O pedestal de granito, que sustenta a imagem da padroeira, é mais do que um suporte. Ele carrega em sua base os pontos cardeais e, na ponta da Rosa dos Ventos, a distância de 12 Santuários Marianos ao redor do mundo em relação à Várzea Grande, destacando a conexão global da devoção a Nossa Senhora da Guia.
Um feito importante foi a declaração, por meio da Portaria 5051/2023, feita pelo prefeito Kalil Baracat, reconhecendo as comemorações da tradicional festa de Nossa Senhora da Guia como patrimônio cultural, histórico e imaterial. “Este ato ressalta a importância da criação deste espaço como um marco de referência turística, cultural e religiosa para o município”, disse o prefeito.
A imagem da santa, confeccionada pelo artista local Tchelo Santos, é uma expressão artística que se soma aos trabalhos anteriores do mesmo artista, incluindo os bustos de figuras ilustres de Várzea Grande, como Couto Magalhães e da professora Sarita Baracat.
A inauguração contará com a bênção do Arcebispo Metropolitano Dom Mário, conforme anunciado pelo Padre Kleber, Pároco da Igreja Matriz de Várzea Grande. O religioso destaca que a praça representa "a renovação da fé no caminho diário a Jesus" e ressalta que "quem passar pela praça verá que a cidade é zelada por uma mãe carinhosa".
A história de Nossa Senhora da Guia, transmitida pelo Padre Kleber, revela a origem da devoção, remontando a 1867, quando um casal de portugueses, de volta ao seu país, deixou a imagem no local onde hoje está a igreja. A história narra a chegada da imagem até a região, transportada por barco até Mato Grosso do Sul e, em seguida, por burro até Várzea Grande, onde a santa escolheu permanecer :“Dizemos que ela escolheu permanecer poque o burrinho não conseguia mais carregar ela e quando era retirada o animal caminhava normal, quando colocada ele se abaixava como se a imagem estive pesada então o casal entendeu que a santa queria ficar aqui em Várzea Grande”.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!