A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED), colocou à disposição dos estagiários de nível médio e superior do Poder Público Municipal cursos profissionalizantes que abrangem noções de informática e ética trabalhista. As capacitações são ofertadas de forma gratuita e dão direito a certificado após a conclusão dos módulos.
Na plataforma de acesso voltada para os alunos, estão disponíveis três cursos: Microsoft Word básica, LGPD e Compliance. Em Microsoft Word básica, são abordados temas como gerenciamento de documentos, salvar, editar e imprimir documentos, enviar documentos por e-mail, localizar e substituir textos, revisão de texto, copiar partes de um documento, utilizar estilos rápidos e formatar caracteres e parágrafos.
No módulo de LGPD, os interessados aprenderão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante a proteção aos dados pessoais de indivíduos e segue os padrões de legislações internacionais referência no tema. Em noções de Compliance, os estagiários partirão da perspectiva ESG (Environmental, Social and Governance), abordando os pilares da ética, integridade e o respeito aos direitos humanos. O curso tem por objetivo oferecer uma visão interdisciplinar acerca da importância do compliance no contexto empresarial, enfocando ferramentas e mecanismos utilizados para prevenir, detectar e corrigir não conformidades.
O programa de estágio é relativo a cursos que alternam teoria e prática, nos períodos em que não há aulas presenciais, seguindo a jornada de trabalho de até 40 horas semanais, desde que esteja previsto no projeto pedagógico do curso ou da instituição de ensino.
A SMATED atua mensalmente na manutenção e acompanhamento dos contratos de estágio, bem como na captação de estudantes aptos a participar do programa. “Recentemente fizemos a atualização das bolsas para os estagiários do Poder Público Municipal e agora estamos abrindo essas oportunidades para esses estudantes se capacitarem em assuntos de muita importância no mundo corporativo. Seguimos todas as diretrizes para que esses alunos terminem o programa de estágio capacitados e prontos para o mercado de trabalho”, enfatizou o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!