SAÚDE

Prefeitura amplia em mais de 75% as consultas especializadas nos Centros de Especialidades Médicas

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 03-11-2025 às 07:58hrs
Segundo análise técnica da equipe da SAAEVS, o crescimento é sustentado por uma gestão ativa das agendas médicas, valorização dos profissionais e foco em um atendimento mais ágil e humanizado à população cuiabana.

A rede municipal de saúde de Cuiabá segue fortalecendo a atenção especializada com o aumento expressivo na oferta de consultas médicas nos Centros de Especialidades Médicas (CEM), especialmente nas unidades CEM Centro e CEM Coxipó. O avanço é resultado direto de ações de reorganização técnica da agenda assistencial, ampliação da oferta de consultas e melhorias estruturais nas unidades.

De acordo com dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e das grades de consultas das unidades, os CEMs de Cuiabá registraram um crescimento superior a 75% na capacidade média mensal de atendimentos em comparação aos anos de 2023 e 2024.

Entre as especialidades que mais ampliaram o número de atendimentos estão Cardiologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Dermatologia, Ginecologia, Pneumologia e Psiquiatria. O resultado positivo também é reflexo da integração dos sistemas de regulação e do monitoramento contínuo da produção ambulatorial, o que permite acompanhar mensalmente as metas e realizar ajustes dinâmicos nas grades de atendimento.

Esses avanços refletem o esforço conjunto da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde (SAAEVS), que tem atuado para otimizar o uso dos recursos, revisar fluxos e reduzir o tempo de espera dos usuários, seguindo os Parâmetros Assistenciais do SUS.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que o crescimento na oferta de consultas demonstra o compromisso da gestão em garantir acesso e qualidade no atendimento.

“Esse avanço é resultado de uma gestão comprometida e do empenho das equipes técnicas e assistenciais. Estamos trabalhando para que a população cuiabana tenha acesso a um atendimento especializado cada vez mais rápido, eficiente e humanizado, dentro das diretrizes do SUS”, afirmou Carmona.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais