PI 51930 - CAMPANHA ALM PRESENTE - ALMT -03 a10 DEZ2025

SAÚDE

Pivetta defende terceirização da saúde: 'O Estado não é um bom patrão'

Por da Redação leiagora
Publicado em 30-06-2025 às 09:20hrs
Vice-governador afirma que gestão pública tem dificuldades na administração direta de hospitais e que o foco deve ser na contratualização de serviços
Pivetta defende terceirização da saúde 'O Estado não é um bom patrão'

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que a terceirização da gestão hospitalar é o caminho mais eficiente para garantir qualidade nos serviços de saúde prestados à população mato-grossense. Segundo ele, o Estado tem dificuldades estruturais para administrar diretamente unidades de saúde e deve se concentrar na contratualização de serviços e na fiscalização rigorosa dos contratos.

“Estamos publicando editais para terceirizar a gestão hospitalar porque a gestão pública não consegue administrar bem esses serviços. Temos dificuldade de fazer. E vamos contratualizar os serviços, que é isso que o governo pode fazer de melhor: comprar os serviços para que quem necessite seja atendido o mais rápido possível”, declarou.

De acordo com Pivetta, o modelo de cogestão ou terceirização permitirá ao Estado alcançar melhores resultados e maior eficiência. 

“O Estado pode ser mais eficiente se contratualizar serviços e fiscalizar contratos do que tocar unidades nas quais não temos controle total. Mais do que tocar unidades que não temos controle total e depende das pessoas que estão tocando. Nós sabemos que o Estado não é um bom patrão. Infelizmente, para algumas atividades é melhor, em nome do povo, a gente comprar do que tentar fazer”, declarou durante ida a Água Boa para debater a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).

O Estado já definiu pela contratação do Albert Einstein para administrar o Hospital Central e também tem lançado editais para contratação de Organizações Social de Saúde (OSS) para gerir os hospitais regionais. Em maior, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) publicou um edital de chamamento público para que entidades sem fins lucrativos qualificadas previamente como Organização Social de Saúde (OSS) em Mato Grosso apresentem propostas para firmar um contrato de gestão para gerenciamento dos serviços de saúde do Hospital Regional Doutor Antônio Fontes de Cáceres e seu anexo I.

O que chama atenção é que Mato Grosso não teve uma boa experiência com a contratação de OSS, mas a atual gestão alega que se trata de um novo modelo de contrato e aponta que dos 40 melhores hospitais públicos do Brasil, 34 são administrados por OSS, de acordo com dados do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Instituto Ética Saúde (IES) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais