A FIT Pantanal 2024 (Feira Internacional do Turismo do Pantanal), considerada uma das maiores ações voltadas a cadeia produtiva do turismo em Mato Grosso, contará com extensa programação para os pequenos negócios, elaborada com o apoio do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso). Entre as ações estão: o lançamento de novos roteiros turísticos, rodadas de negócios nacionais e internacionais, encontros entre empreendedores do setor, workshops e ativação de marcas para fortalecer os empreendedores do setor turístico do Estado.
O evento, realizado pelo Sistema Fecomércio-MT em parceria com Governo de Mato Grosso, tem o apoio do Sebrae/MT e outras instituições. A FIT será entre os dias 30 de maio a 02 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP) e deve atrair mais de 70 mil pessoas.
“Desde a criação da FIT Pantanal, o Sebrae/MT atua como parceiro e incentivador de ações voltadas ao fortalecimento do pequeno negócio do setor turístico. Neste ano, estaremos em quatro grandes frentes e, entre elas, o lançamento de cinco novos produtos turísticos que envolve mais de 20 municípios. Esse trabalho, desenvolvido pelo Sebrae/MT ao longo dos últimos anos, oferece um total de 52 novos produtos em diversos segmentos turísticos, entre eles o eco, etno e afro turismo”, destacou Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT, durante Happy Hour de lançamento para a imprensa na noite de segunda-feira (22.04).
Os novos produtos turísticos foram construídos a partir de experiências trabalhadas em 2023 pela rede de consultores do Sebrae/MT em todos os polos turísticos do estado (Amazônia, Cerrado, Pantanal e Araguaia).
A FIT Pantanal 2024 proporcionará momentos de conexões na “Aldeia do Conhecimento”, a ação que promoverá diálogos entre empreendedores da cadeia produtiva do turismo, da economia Criativa e gestores públicos. Encontros entre guias turísticos, gestores públicos do turismo, do segmento hoteleiro, além de um workshop da economia criativa, tratarão de temas fundamentais para a gestão dos pequenos negócios.
Outra frente de atuação do Sebrae/MT na FIT Pantanal 2024 ocorrerá no stand de 54 m², onde será possível realizar ativação de marcas, com apresentação de experiências e roteiros turísticos apoiados pela Instituição, por meio do projeto ‘Experiências Turísticas de MT’.
Durante o evento de lançamento da FIT para a imprensa, o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton, destacou a importância do turismo para a economia de Mato Grosso. “A FIT Pantanal é um evento que, acontece em um final de semana de feriado, no qual Mato Grosso e o Brasil vão ‘parar’ para falar de turismo, é realmente o marco para o turismo, um evento que fomenta não somente o turismo regional, mas nacional e até internacionalmente”, ressalta.
“Desde o ano passado [2023] a Fecomércio MT assumiu a FIT Pantanal, com apoio de todo o trade turístico do estado do Mato Grosso. Para 2024, queremos fazer uma FIT Pantanal maior que a do ano anterior”, comentou o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
Rodada de Negócios
O Sebrae/MT também estará à frente da rodada de negócios nacional e internacional, que possibilita aos pequenos negócios a ampliação e acesso a novos mercados. “A rodada de negócios nacional será feita presencialmente e irá envolver mais de 25 fornecedores já catalogados e dez compradores. Esses compradores virão de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Já as negociações internacionais serão no formato online e envolve compradores dos Estados Unidos, Inglaterra, França e Alemanha”, destaca Lélia Brun.
Em 2023, o volume de negócios fechados para um período de 12 meses ficou acima de R$ 10 bilhões nas rodadas nacionais e internacionais. Para este ano, a expectativa é superar este número nos dois dias de rodadas, sendo a nacional no dia 29 de maio a partir das 14h e a internacional no dia 31 (a partir das 9h) no formato virtual, ambas serão no auditório dos Pássaros no CEP.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!