ESPORTES

Nova lei combate assédio contra mulheres em estádios de MT

Por Da redação PNBOnline.com
Publicado em 19-04-2024 às 07:01hrs
De autoria do deputado Wilson Santos (PSD), o texto é inspirado em uma lei do Estado do Rio de Janeiro.

Uma nova lei, assinada pelo governador Mauro Mendes (União) e publicada nesta quinta-feira (18.04), aumenta a proteção de mulheres contra assédio e violência sexual em estádios de Mato Grosso. De autoria do deputado Wilson Santos (PSD), o texto é inspirado em uma lei do Estado do Rio de Janeiro, que contou com a participação de torcedoras de diversos times e entrou em vigor em 2020.

A legislação mato-grossense agora determina a realização de campanhas educativas de enfrentamento ao assédio e à violência sexual, por meio da administração dos estádios ou em parceria com o Poder Público. Os estádios deverão usar seus murais informativos, auto-falantes ou televisores para divulgação de iniciativas de combate a crimes contra mulheres.

Além disso, o texto determina o treinamento e a formação de funcionários dos estádios e prestadores de serviços sobre o tema, pelo menos uma vez ao ano. O aperfeiçoamento deve acontecer em parceria com o Poder Público ou instituições que atuem dentro da temática.

A administração dos estádios também deve disponibilizar câmeras de videomonitoramento de segurança dos a fim de facilitar o reconhecimento de agressores e precisar o momento do assédio ou da violência sexual para a efetivação da denúncia junto aos órgãos de segurança pública do Estado.

Para Wilson Santos, a lei coloca o estado de Mato Grosso, que tem o Cuiabá E.C. na série A do Brasileirão, em consonância com iniciativas já tomadas por outros estados que possuem times na elite do futebol brasileiro.

“Considerando que o futebol e o esporte é um patrimônio cultural e esportivo brasileiro e, portanto um direito da população, a situação de assédio e violência nos estádios é incompatível com o respeito à dignidade, à igualdade e aos direitos humanos garantidos, inclusive, no ordenamento jurídico brasileiro, de modo que a ampliação da segurança das torcedoras, atletas e todas as mulheres presentes nos estádios deve ser responsabilidade de todos e, em especial, do Estado e dos Clubes Esportivos”, afirma o parlamentar.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais