PI 51930 - CAMPANHA ALM PRESENTE - ALMT -03 a10 DEZ2025

SAÚDE

MT tem a 5ª maior taxa de nascimentos do Brasil, com mães cada vez mais velhas

Por Da redação Únicanews
Publicado em 29-06-2025 às 11:26hrs
O pico da fecundidade, que em 2010 era entre os 20 e 24 anos, agora se deslocou para a faixa dos 25 aos 29 anos.
MT tem a 5ª maior taxa de nascimentos do Brasil, com mães cada vez mais velhas

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) nesta sexta-feira (27), revelam que Mato Grosso se destaca como o quinto estado com a maior taxa de fecundidade do Brasil, registrando uma média de 1,85 filhos por mulher. Esse número fica acima da média nacional, que foi de 1,55 filhos por mulher.

Um dado ainda mais surpreendente é que, para o grupo de mulheres de cor ou raça branca, o estado alcançou o maior índice de fecundidade do país, com 1,65 filhos por mulher.

A análise do IBGE também mostra uma mudança no perfil da maternidade em Mato Grosso. A idade em que as mulheres têm filhos está ficando mais avançada.

O pico da fecundidade, que em 2010 era entre os 20 e 24 anos, agora se deslocou para a faixa dos 25 aos 29 anos em 2022. Além disso, a idade média da mulher ao ter filhos aumentou para 27,4 anos, um salto de 1,5 anos em relação a 2010.

A pesquisa aponta ainda que a proporção de mulheres entre 50 e 59 anos que não tiveram filhos nascidos vivos cresceu de 8,3% para 13,6% em Mato Grosso, seguindo uma tendência observada em todo o país.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais