POLITICA

Mais de 80 municípios já estão aptos para utilização da plataforma para monitoramento de metas

Por Secom TCE/MT
Publicado em 04-12-2023 às 08:49hrs
Plataforma GPE do TCE/MT é inovador e possibilita o acompanhamento real dos municípios no planejamento estratégico

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promoveram, nesta quinta (30) e sexta-feira (1°), o 9° treinamento para utilização do Sistema do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE). No total, mais de 80 municípios já estão aptos a utilizar a plataforma de monitoramento e avaliação das metas estabelecidas pelas prefeituras para os próximos 12 anos. 

Ao longo dos dois dias, técnicos de 10 prefeituras receberam informações relacionadas ao acompanhamento da execução dos planos e o envio de relatórios gerenciais, conhecimento necessário para operacionalização do sistema. Nesta oportunidade, a capacitação foi voltada às Prefeituras de Poxoréu, Arenápolis, Sapezal, Nova Santa Helena, Campo Verde, São Pedro da Cipa, Guarantã do Norte, Novo Santo Antônio, Bom Jesus do Araguaia e Glória D´Oeste. 

“Em maio de 2023, iniciamos esse ciclo de capacitação com as equipes que já concluíram a elaboração dos mapas estratégicos, com objetivos, metas e a visão de cada município. Agora, mais de 80 já estão fazendo o monitoramento do seu planejamento estratégico por meio dessa ferramenta”, explicou o coordenador do GPE no TCE-MT, Volmir Manhabosco.

Presente no treinamento, o prefeito de Nova Santa Helena, Paulinho Bortolini, destacou a parceria do Tribunal de Contas. “Todos os prefeitos tinham medo do Tribunal de Contas e hoje não é mais assim. O TCE-MT é parceiro da gestão municipal e tem um trabalho diferenciado para inibir possíveis erros que podem acontecer, sendo mais orientativo do que punitivo.” 

A coordenadora do GPE em Sapezal, Rayanne da Silva, também ressaltou a iniciativa. “É um trabalho que tem dado certo. As metas e ações estão sendo planejadas e monitoradas, tem funcionado e trazido resultado para nossa sociedade, que é o principal objetivo da gestão.”

GPE

 O Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE) foi lançado em 2022 pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, com o objetivo de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal. A proposta conta com 118 municípios adesos.  

Em outubro deste ano, foram validados os mapas estratégicos de 100 municípios e entregues os certificados do MBA em Gestão Estratégica por Resultados aplicada à Gestão Pública, ofertado no âmbito do Programa, a mais de 200 alunos.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais