O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) esteve em Brasília, nesta quinta-feira (25.04), para apresentar a proposta de implementação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Cuiabá. O parlamentar participou do evento comemorativo dos 51 anos da empresa pública, que contou com a participação de ministros, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
A proposta de Lúdio foi entregue ao presidente do Conselho de Administração da Embrapa (Consad), Carlos Augustin Teti, e ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD). A ideia é que em Cuiabá, a unidade tenha foco no desenvolvimento da fruticultura e fortalecimento da agricultura e da agroecologia da região.
“Precisamos identificar as vocações de Cuiabá e da Baixada Cuiabana para o desenvolvimento econômico e para o desenvolvimento da agricultura e da agroecologia. O caju, a manga, o maracujá. Há uma série de frutas que podemos produzir com qualidade em Cuiabá para gerar renda e riqueza para os pequenos produtores e nós queremos isso com tecnologia e conhecimento científico. A Embrapa tem a capacidade de dar conta disso”, disse o deputado.
Durante o encontro, ficou acordado que o presidente do Conselho de Administração da Embrapa vai levar a proposta para a avaliação da diretoria e o Ministério da Agricultura e Pecuária vai trabalhar nas instalações da unidade.
Comemorações dos 51 anos da Embrapa
A Embrapa celebrou 51 anos de fundação com a assinatura de seis acordos de cooperação para ampliar o desenvolvimento de projetos. Dois dos acordos possuem abrangência internacional: um com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e outro com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
Os outros quatro selam novas parcerias com o Ministério da Fazenda, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). A cerimônia foi prestigiada por Lula e sua esposa, Janja, e pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!