ROMA, 17 JUL (ANSA) – A Itália registrou mais 3.121 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, no maior dado registrado no país desde o dia 29 de maio, informou o Ministério da Saúde neste sábado (17). Com isso, são 4.284.332 contágios desde o início da crise sanitária.
Os boletins diários do governo vêm mostrando a inversão de tendência nas contaminações após uma forte queda registrada até maio.
Segundo especialistas, os números estão aumentando por conta da flexibilização das regras sanitárias, como a não obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, como pela disseminação de casos da variante Delta – que, no início do mês de julho, já representava mais de 20% dos contágios.
A alta nesses números, inclusive, já é esperada pelo Ministério da Saúde para as próximas semanas. O ministro Roberto Speranza afirmou que o governo, inclusive, vai dar menos peso para a quantidade de contágios e mais para o índice de ocupação hospitalar quando for analisar a necessidade de endurecer ou afrouxar as regras sanitárias nas regiões.
A troca do índice principal é provocada tanto pelo avanço da vacinação da população, que já está próximo dos 50% totalmente imunizados, como da média das mortes se manter estável.
Neste sábado, foram 13 as vítimas registradas, elevando para 127.864 a quantidade de mortes desde o início do ano passado. A média dos últimos dias está estável em 14 falecimentos diários.
Já os testes realizados somaram 244.797 e a taxa de positividade caiu para 1,3%. O número de recuperados em 24 horas somou 2.328 e está em 4.112.977.
Os casos ativos, que desconsideram óbitos e curas, voltaram a subir (+777) e chegaram a 43.491. Destes, 42.218 estão em isolamento domiciliar, 1.111 estão sob observação médica e 162 em unidades de terapia intensiva (UTIs). (ANSA).
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!