As escolas municipais de Cuiabá avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2023, nos anos iniciais. A média das escolas municipais foi de 5.8, acima da última avaliação realizada em 2021, que era de 5.6, retornando ao índice pré-pandemia.
As unidades educacionais com os melhores índices foram a EMEB Madre Marta Cerutii, EMEB Ana Tereza Arcos Krause e EMEB Professor Onofre de Oliveira.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, comemorou o crescimento no desempenho e proficiência dos estudantes da rede pública municipal de Cuiabá. “Houve uma grande evolução decorrente dos investimentos na infraestrutura física e pedagógica. A priorização da educação a partir da evolução do trabalho pedagógico com material estruturado para os mais de 58 mil estudantes, formação continuada dos professores, dos coordenadores pedagógicos e demais gestores -, podem ser comprovados nos números divulgados nesta quarta-feira (15), pelo Ministério da Educação. Parabenizo todos os profissionais da rede pelo empenho, pelo comprometimento e avanço alcançado”, destacou Emanuel Pinheiro.
O índice avalia a qualidade do ensino das escolas públicas, produzindo informações sobre os níveis de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Em Cuiabá, estudantes dos anos iniciais, 5º Ano e anos finais, 9º Ano de 58 unidades da rede pública municipal participaram da avaliação.
A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, falou sobre os resultados. “Desde o princípio da gestão estabelecemos metas e acompanhamento do trabalho pedagógico dos profissionais da educação, com foco na melhoria da proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, e avaliações constantes, como a Prova Cuiabá, para ajustarmos a atuação nas unidades educacionais. Essa melhoria ficou evidenciada por meio do resultado do Ideb, que teve um crescimento substancial nessas áreas”, observou Edilene Machado.
Os dados brutos relativos aos Municípios disponibilizados pelo Ministério da Educação estão sendo avaliados pelas equipes das unidades educacionais e da Secretaria Municipal de Educação.
Ideb – O IDEB foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). É um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb para as unidades da federação e para o país, e a prova Brasil para os municípios.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!