POLITICA

HMC adere ao novo processo de reabilitação de pacientes em parceria com o Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde

Por CRISTIANE GUERREIRO
Publicado em 28-03-2022 às 10:59hrs
Segunda, 28 de março de 2022, 09h40A- | A+ SAÚDE / REAB-PROAD SUS HMC adere ao novo processo de reabilitação de pacientes em parceria com o Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde CRISTIANE GUERREIRO Clique para ampliar O Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho”- HMC, aderiu ao novo processo de reabilitação e alta segura de pacientes, através do Projeto REAB-PROAD SUS, uma parceria com o Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde.A iniciativa propõe estratégias de melhoria de fluxos, redução da permanência hospitalar, dimensionamento de leitos para unidade de cuidados prolongados e definição de protocolos.
HMC adere ao novo processo de reabilitação de pacientes em parceria com o Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde

Segunda, 28 de março de 2022, 09h40

A- |  A+

SAÚDE / REAB-PROAD SUS

HMC adere ao novo processo de reabilitação de pacientes em parceria com o Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde

CRISTIANE GUERREIRO

 

Clique para ampliar 

 

O Hospital Municipal de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho”- HMC, aderiu ao novo processo de reabilitação e alta segura de pacientes, através do Projeto REAB-PROAD SUS, uma parceria com o Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde.A iniciativa propõe estratégias de melhoria de fluxos, redução da permanência hospitalar, dimensionamento de leitos para unidade de cuidados prolongados e definição de protocolos. 

Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, essa parceria promove e garante mais segurança ao paciente. “Nossa população precisa da excelência do cuidado. Todo o trabalho desenvolvido no HMC, por meio da consultoria com a equipe do Hospital Sírio Libanês, trouxe excelência operacional, evitou desperdício de recursos, melhorou o giro de leitos, promoveu alta segura ao paciente e fortaleceu a ponte entre o cuidado hospitalar e atenção primária. Estamos cada vez mais, agregando novas ações em benefício da nossa gente, porque a saúde é essencial e prioridade na minha gestão”, ressalta.  

Segundo o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá, Paulo Rós, o projeto deu início com a fase de diagnóstico em outubro de 2021. “Recebemos ‘in loco’ a equipe multidisciplinar do Hospital Sírio Libanês para conhecer o HMC e o tipo de serviço que aqui é oferecido. Também foi realizado mais três meses de monitoramento, com visitas remotas quinzenais, para o acompanhamento do processo de implementação de diversas ferramentas e processos padronizados, como round interdisciplinar, checklist de alta segura e índice de barthel”, explica. 

A fisioterapeuta e responsável técnica do setor, Bianca Rocha, é a focal point do projeto no HMC. Segundo ela, a equipe multidisciplinar faz o mapeamento dos pacientes desde a sua admissão até a alta hospitalar e a busca ativa pós-alta de cada paciente. “Utilizamos a enfermaria um e a unidade de terapia intensiva três para estudo de caso, onde elaboramos, com o apoio da equipe do Hospital Sírio Libanês, o plano de ação a ser seguido. Nosso plano de ação impactou na recuperação dos egressos, otimizou a reabilitação dos pacientes, melhorou a funcionalidade, e conseqüentemente, reintegrou os pacientes com maior agilidade à sociedade”, informa. 

“Com o novo método de trabalho, é feito o checklist diário e o paciente passa a ser reavaliado por uma equipe multidisciplinar de fisioterapeuta, assistente social, médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, nutricionista, psicóloga e o Núcleo Interno de Regulação, para previsibilidade da alta. Reduzimos em até 60% o tempo de internação dos pacientes, é um avanço muito grande!” completa. 

O Hospital Municipal de Cuiabá recebe neste mês de março a avaliação final de implantação do projeto REAB-PROAD SUS. O Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar - NGQH é o responsável pela coordenação e execução do projeto.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais