O governador Mauro Mendes autorizou a reforma de mais 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, que serão realizadas pela equipe do Gabinete da Intervenção.
O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (20.07), junto com o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, e a interventora Danielle Carmona. A ação vai melhorar a qualidade no atendimento à população e atende ao que foi combinado com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
“A equipe da intervenção fez o planejamento, nós aprovamos e vamos iniciar agora a reforma. A partir das próximas semanas já entrarão as empreiteiras, os trabalhadores, e nós vamos entregar unidades muito melhores. O que nós queremos com isso é que a saúde e o atendimento para a população possam também melhorar em sequência”, relatou o governador, ressaltando que as unidades terão o mesmo alto padrão da UPA Leblon, entregue na última semana
Foram definidas três etapas para a reforma, de acordo com o grau de complexidade, sendo 14 de complexidade alta, 8 de média e 8 de baixa, além de outras 9 que estavam com as obras paralisadas.
A reforma das unidades que estão em condições precárias vai ser feita com a mão de obra de reeducandos e serviços de uma construtora que mantém contrato para a prestação de serviços à Secretaria Municipal de Saúde.
“As unidades de saúde do município de Cuiabá, praticamente todas, estão em uma situação extremamente precária. E todas essas unidades que passarão por reforma terão alto padrão de qualidade também. Será feita uma padronização, com melhorias em todos os ambientes, desde telhado, pintura, materiais, piso”, explicou a interventora Danielle Carmona.
Unidades contempladas
Na alta complexidade, serão reformadas as unidades: PSF Terra Nova/Canjica; PSF Três Barras; PSF São João Del Rey; PSF Baú/Lixeira; PSF Cidade Verde; Centro de Saúde Jardim Leblon; Centro de Saúde CPA IV; PSF do Distrito de Nossa Senhora da Guia; PSF Jardim Vitória I; PSF Residencial Coxipó 3; PSF Quilombo; PSF Despraiado; USF Jardim Imperial e USF São Gonçalo.
Na média complexidade são: PSF Bela Vista; PSF Praeiro; PSF Novo Paraíso II; PSF Ilza Terezinha Picolli; Centro de Saúde Tijucal; PSF Jardim Independência; PSF Ribeirão da Ponte e Clínica da Família, no Bairro CPA I.
Já as de complexidade baixa são o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do CPA III; do Verdão; do Planalto; e os PSFs do Coxipó do Ouro; Jardim Industriário I e II; Altos da Serra I e II; Jardim Colorado e Jardim Renascer
Na lista também constam nove unidades de saúde que estavam com as obras paralisadas quando o estado assumiu a Saúde de Cuiabá. São elas: PSF Cidade Alta; PSF Pedra 90 III e IV; PSF Planalto; UBS CPA IV; UBS Passaredo; UBS Real Parque; UBS Ouro Fino; UBS São João Del Rey e Policlínica do Planalto, incluindo a clínica odontológica.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!