O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, apresentou na manhã desta segunda-feira (18) uma exposição sobre a construção da Ferrovia Senador Vuolo em Mato Grosso. A apresentação ocorreu durante o Encontro Ferrovia em Cuiabá: Integração e Desenvolvimento, promovido pela Câmara Municipal de Poconé em parceria com o Fórum Pró-Ferrovia e o Sesc Pantanal. A ação aconteceu no Centro de Atividades do Sesc (CAP), no município de Poconé.
A chegada da ferrovia garantirá a integração econômica de Cuiabá com a região Oeste e Sudoeste de Mato Grosso, além da geração de mais de 200 mil empregos.
“A ferrovia em Mato Grosso já é uma realidade e tem prospecção de geração de mais de 200 mil empregos direta e indiretamente. Estamos trabalhando junto com a Câmara Municipal de Poconé e a sociedade organizada dessa região para poder acelerar o processo e o cumprimento do contrato para que os trilhos cheguem a Cuiabá o mais rápido possível”, explicou Francisco Vuolo.
Durante a ação, a Câmara Municipal de Poconé anunciou a indicação de cumprimento de contrato para que a empresa Rumo, companhia responsável pela malha ferroviária, apresente a licença para a instalação dos trechos da ferrovia do município de Juscimeira até Cuiabá.
“Estaremos apresentando para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente ainda neste mês de junho, o pedido de licença e autorização da construção dos trechos ferroviários que ligarão a região de Juscimeira até a nossa capital”, pontuou Itamar Lourenço, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Poconé.
As regiões Oeste e Sudoeste do estado são lar de 18,6% da população do Mato Grosso e ocupam 18% de todo o território estadual. Atualmente, está prevista a construção de um terminal de cargas da ferrovia em Cuiabá, o que situaria o modal a apenas 210 quilômetros de Cáceres.
A palestra também contou com a presença do deputado estadual, Carlos Avalone, do gerente de relações governamentais da Rumo, Vinicius Roder, do gerente do Sesc Poconé, Paulo Sérgio Vicente, e de alunos de colégios estaduais de Poconé.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!