ECONOMIA

Fecomércio-MT orienta comerciantes de Cuiabá e VG sobre feriado do Dia do Trabalhador

Por Da assessoria Fecomércio MT
Publicado em 01-05-2025 às 10:31hrs
Veja o que abre e fecha
Fecomércio-MT orienta comerciantes de Cuiabá e VG sobre feriado do Dia do Trabalhador

Em respeito à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande, o comércio em geral nos dois municípios não deve funcionar na próxima quinta-feira, 1º de maio, data em que é celebrado o Dia do Trabalhador. Essa é mais uma data em que as atividades comerciais estão suspensas, conforme acordado entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários) e acompanhado pela Fecomércio-MT.

No entanto, a federação orienta que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes. No caso dos supermercados, restaurantes e farmácias, o empregador poderá abrir o seu comércio mediante a concessão de folga compensatória ou pagamento da hora trabalhada em dobro no dia para o trabalhador.

Já as instituições bancárias e administrações públicas municipais e do estado não haverá expediente no feriado, com exceção das atividades consideradas essenciais.

A CCT também proíbe a abertura das lojas em outras quatro datas no ano: Dia de Finados (2 de novembro), Natal (25 de dezembro), Confraternização Universal (1º de janeiro) e Sexta-feira Santa.

Para os demais municípios do estado, a Fecomércio-MT recomenda que sejam observadas as convenções coletivas de trabalho das respectivas cidades quanto à autorização de abertura nesta data. Para ter acesso às demais CCTs, clique AQUI.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais