O médico e produtor de queijos Silas Vicente, de 46 anos, foi o vencedor de três categorias no ExpoQueijo Brasil 2023, que aconteceu na cidade de Araxá (MG), uma missão realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Ele deixou-se levar tanto pela paixão ao produto que hoje em dia concilia a Medicina com a produção artesanal do derivado do leite.
Duas de suas produções, os queijos ‘Diamante Cartucheira’, e o queijo gorgonzola cremoso “Esmeralda da Cartucheira” ganharam medalha de ouro. O terceiro, um queijo goda, chamado “Rubi da Cartucheira”, levou medalha de bronze.
Embora já fosse apreciador de queijos, o médico só passou a se dedicar ao produto por uma contingência pós pandemia. Sem comprador para o leite de sua fazenda, o produtor participou em 2019 da Feira do Empreendedor do Sebrae/MT. Participou de um curso sobre produção de queijos que foi ofertado e, segundo ele, foi “paixão à primeira vista”.
A ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards – aconteceu durante quatro dias, onde mais de 35 mil pessoas passaram pela Estância Hidromineral do Barreiro. O evento reuniu os melhores queijos do mundo em Araxá. Aberto gratuitamente ao público, a feira contou com atrações musicais e culturais, autoridades, mestres queijeiros, concurso internacional, chefes de cozinha, produtores e expositores.
Nesse campeonato, concorreram 1320 queijos diferentes de, aproximadamente, mil fabricantes de mais de 20 países.
“Ao provar os queijos, todos elogiavam demais, dizendo que era o mais gostoso que já tinham comido. Eram pessoas leigas que falavam. Quando fiquei sabendo do concurso, tive a intenção de levá-lo para a prova de um público que realmente entende do assunto. Mas, em nenhum momento, tive a presunção de receber alguma premiação”, relatou Silas, que divide os trabalhos da produção com a esposa Larissa. Enquanto ele cuida da produção, ela comanda as vendas.
“O queijo é a expressão de uma arte, que é apreciada com o paladar e com o cheiro, muito além do olhar. Cada queijo tem uma história, por mais que a receita seja a mesma. Um parmesão, em cada lugar que ele for produzido, será diferente. O queijo demanda muito amor. O financeiro é consequência do cuidado e do amor colocado em cada receita”, conta Larissa.
Queijos Gourmet
Com o passar do tempo, o Silas foi se especializando no alimento, cuja produção é mais delicada e complexa. Em fevereiro de 2022, participou de um curso chamado “Affinage du Fromage”, voltado para a elaboração de queijos gourmet que são tendência mundial.
Hoje, ele vende seus queijos nas horas vagas, no primeiro sábado de cada mês na feira “É de Livramento”, das 18h às 22h, na praça principal de Nossa Senhora do Livramento.
A “Missão Expo Queijo Brasil” foi acompanhada de perto pelo analista técnico do Sebrae/MT, Willians Costa, que esteve todos os dias com os 19 participantes que se deslocaram até a premiação em Minas Gerais.
“O que vale destacar aqui é que eles ganharam uma feira internacional na qual participaram canadenses, italianos, suíços, mexicanos, paraguaios, entre outros países, e nós tivemos o privilégio de ver o produtor Silas e sua esposa ganhar três das 19 categorias do evento”, comentou Willians.
O analista ressaltou ainda em como a feira do empreendedor faz a diferença para pessoas que querem inovar e abrir o seu próprio negócio.
“Às vezes a pessoa já tem a sua profissão e mesmo assim quer inovar e crescer ainda mais. É isso que o Sebrae oferece às pessoas, uma oportunidade de negócios e de crescimento”, finalizou.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/MT, este ano a Feira do Empreendedor será de 05 a 08 de outubro, em Cuiabá (MT). O evento é gratuito e voltado para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. Na feira terão expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!