Em Mato Grosso, 338.729 eleitores estão com o título cancelado e, portanto, estão impedidos de exercer diversos direitos civis. Para regularizar essa situação, o eleitor deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou contactar as 57 zonas eleitorais do Estado pelo whats app.
O eleitor que estiver com o título cancelado fica impedido de obter a certidão de quitação eleitoral. Esse documento é utilizado para o exercício de diversos direitos civis, entre eles: tirar ou renovar passaporte; tomar posse em cargo ou função pública; fazer ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de licitações, bem como contratar com a administração pública.
O eleitor que estiver no exterior e teve o título cancelado pode regularizar a sua inscrição na repartição Consular ou Embaixada do Brasil que atenda a sua localidade, munido de documento oficial de identificação, ou entrar em contato com o cartório eleitoral, quando retornar ao Brasil.
Possíveis causas do cancelamento
Tem o título cancelado, o eleitor que não compareceu às urnas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição), quem não vota por três turnos consecutivos e não justifica.
Além disso, o eleitor tem sua inscrição eleitoral cancelada se ele não fez a biométrico.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!