Em termos de telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga que as empresas de telefonia celular começaram a implantar no fim de 2018. O 5G é o sucessor planejado das redes 4G, que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.
“Saímos dessa audiência muito satisfeitos com as informações a nós repassadas pelo ministro de que as escolas rurais e as comunidades mais longínquas que hoje não tem acesso à internet, serão amplamente beneficiadas pelo 5G, além da indústria e a telemedicina. Quem tem um trabalho municipalista e vem do interior como eu, sabe da dificuldade que é a comunicação e o acesso à saúde em algumas localidades e, por meio do 5G esperamos melhorar tudo isso. O senador Wellington Fagundes apoia essa causa e a Assembleia Legislativa também, e vamos lutar para o 5G se tornar realidade em Mato Grosso na primeira leva de implantação no País”, disse a deputada.
Em entrevista recente ao site da presidência da República, o ministro revelou que a principal diferença entre o 4G já em operação no Brasil e o 5G, é a qualidade e a utilidade do serviço que, segundo ele, deve revolucionar a comunicação, indústria e medicina no Brasil.
“No 4G, nós temos o Facetime, mensagens de áudio, você pode se comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo instantaneamente. O 4G veio para as pessoas. E o 5G não. Ele veio para mudar a vida das indústrias. Vai ser uma revolução nas indústrias. Nós teremos as empresas tendo um alto ganho de produtividade. Toda a cadeia de produção das empresas irá se comunicar. Por exemplo, nós teremos uma telemedicina a distância funcionando. Aqui em Brasília, um médico pode fazer uma cirurgia em uma sala. Se tiver uma sala de cirurgia no meio da Amazônia, por exemplo, ele pode fazer a operação daqui. Porque com o 5G funcionando, o standalone tem uma latência muito baixa. Por que não faz hoje? Porque hoje com um erro de um milímetro de um lado ou para o outro, nós podemos perder uma vida. Então, o 5G standalone, a latência é muito baixa, então não tem erro de intervalo de tempo. Tem uma precisão muito grande. Nós teremos carros sem motoristas, que são os veículos autônomos, as cirurgias a distância, o aumento da conectividade rural, as empresas do agrobusiness vão crescer muito. E várias outras empresas terão a oportunidade de evoluir. Eu digo que o 5G vem para as empresas e as indústrias”, disse.
Participaram da agenda além da deputada Janaina Riva, o senador Wellington Fagundes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, bem como o prefeito de Campo Novo Verde, Alexandre Lopes, e o vice-prefeito de Campo Novo do Parecis, Toninho Brolio.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!