POLITICA

Decreto de calamidade financeira em Cuiabá termina na quinta e Abilio relembra “apertos”

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 02-07-2025 às 10:42hrs
No dia 9 de julho, está marcada uma audiência do prefeito com o Tribunal de Contas do Estado para a prestação de contas do período de calamidade.
Decreto de calamidade financeira em Cuiabá termina na quinta e Abilio relembra “apertos”

O decreto de calamidade financeira assinado pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, logo nos primeiros dias de mandato em janeiro deste ano, termina na próxima quinta-feira (3), após 180 dias.

Nesta terça-feira (1), em entrevista à imprensa, Abilio falou sobre os desafios encontrados no período, especialmente tendo que pagar folha salarial de dezembro atrasada, 13º atrasado e outras dívidas.

“Então, a nossa prioridade desde o começo da gestão foi colocar as contas numa situação melhor do que aquilo que a gente encontrou. Nós encontramos, quando a gente chegou a assumir a Prefeitura, estava com o salário dos servidores atrasado de dezembro, problemas com 13º, problemas com pagamento dos direitos dos servidores. Nós encontramos uma Prefeitura cheia de dívidas, sem recurso em caixa. Então, foi uma situação muito difícil”, relembra o gestor.

Abilio destaca que a Prefeitura precisou pagar sete folhas salariais em seis meses e em nenhum momento precisou parcelar os valores. Hoje, a folha de pagamento voltou a ser paga dentro do mês trabalhado.

“Nós conseguimos, durante esses seis meses, pagar sete folhas em seis meses. Pagamos todas elas. Nós não parcelamos as folhas. Estamos concluindo agora seis meses de mandato e estamos pagando o servidor dentro do mês.”

Outros desafios incluem manter as unidades de saúde em funcionamento, realizar operação tapa-buracos na malha viária e manter o trabalho de todas as secretarias.

“Não é só o servidor. A gente não parou de funcionar nenhuma unidade de saúde. A gente não interferiu no funcionamento das demais secretarias. Fizemos tapa-buraco, mais de 30 mil buracos tampados. Fizemos a limpeza de boca de lobo, manutenção da cidade, limpeza da cidade. Não paramos o serviço da cidade, enquanto a gente conseguiu corrigir uma boa parte das contas públicas.” 

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais