Essa previsão já é de longos anos atrás, como por exemplo, a reportagem de capa da edição 127 da revista “Mundo Estranho”, publicada em julho de 2012.
A matéria relata que apesar de ter surpreendido o mundo, a Covid-19 era algo previsível para a ciência. Prova disso é esta reportagem da Mundo Estranho, que foi publicada há nove anos atrás e que, voltou a circular recentemente. Nela, pesquisadores montaram o cenário de uma possível pandemia, bem similiar à que estamos vivendo.
Consta no material relançado pela editora que se há coisa que se pode dizer sobre a epidemia da Covid-19, é que era previsível. Tão previsível que foi antecipada por numerosos especialistas e por um filme de 2011, com o título “Contágio”, dirigido por Steven Soderbergh.
Esse filme conta a história de uma epidemia que começa com um vírus presente em porcos vendidos num mercado chinês e consumidos por pessoas que depois o transmitem a outras que o espalham pelo país e pelo mundo.
Tal como parece acontecer no caso do novo coronavírus, a origem primeira do vírus parece situar-se em morcegos (um porco fica infetado depois de comer um bocado de banana que um morcego deixou cair). Quanto aos efeitos do vírus, refletem muito do que se tem visto ao longo das últimas semanas: o número de infetados e mortos a subir diariamente, o esforço imediato de reconstituir os contactos que uma pessoa infectada teve, as recomendações de distanciamento social e de lavar as mãos, as quarentenas forçadas - com o auxílio das forças da ordem, se necessário - a preocupação com os sítios onde se põem as mãos (por exemplo, nos varões dos autocarros), os dilemas entre saúde pública e proteção da economia, a falta de equipamentos essenciais que deixa assoberbados os hospitais, os riscos corridos pelos profissionais de saúde. E também, claro, o egoísmo e irresponsabilidade de algumas pessoas, os rumores da internet, e os vigaristas que se tentam aproveitar da situação.
No caso da covid-19, epidemiologistas e outros especialistas em saúde vêm durante décadas alertando sobre o perigo de uma pandemia viral, inclusive recentemente, como no ano passado.
Doenças provocadas por vírus e bactérias já vitimaram milhões de pessoas na história – mais do que as guerras. A péssima notícia é que nossos inimigos, os micro-organismos, estão prestes a atacar a qualquer momento – e podem matar muito mais.
O “Verdademt” reproduz a matéria da “Mundo Estranho”, que já previa o acontecimento de uma pandemia mortal, e que surto tinha muitas chances de acontecer.
Confira: https://super.abril.com.br/especiais/epidemia-o-risco-invisivel/amp/
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!