O acréscimo de 0,1 ponto em junho sobre o mês anterior no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra uma tendência de estabilidade observada desde o início do ano. O levantamento traz uma oscilação de apenas 3 pontos no primeiro semestre de 2024, além disso, o índice atual (106,6 pontos) está 1,9% superior ao verificado em junho do ano passado.
Conforme análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), os subíndices que demonstraram as maiores variações mensais foram as Condições Atuais da Economia (10,4%), o Nível de Investimento das empresas (8%) e as Condições Atuais do Comércio (1,9%), em crescimento. Enquanto em queda, destacam-se a Expectativa da Economia Brasileira (-5,4%) e a Expectativa do Comércio (-4,1%).
Já para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o crescimento observado no mês, assim como a manutenção em zona de satisfação na pesquisa é positiva para os empresários do setor. “Na capital, o índice volta a crescer e permanece acima do nível de satisfação (100 pontos), além de se manter positivamente na avaliação anual, o que pode estar atrelado ao salto das Condições Atuais da Economia e do Nível de Investimento das Empresas do setor”.
Sobre as Condições Atuais do País, 40,2% dos respondentes afirmaram que pioraram muito, porém, quanto às Condições Atuais da Empresa, 34,2% responderam que melhoraram um pouco. Em relação à Expectativa para empresa 41,5% esperam que melhore um pouco e 41,2% disseram que a Expectativa para o Comércio é de melhorar um pouco, além de 32,7% que esperam melhorar muito.
Wenceslau Júnior afirmou, ainda, que “o subíndice de Condições Atuais do Comércio apresentou crescimento durante o segundo trimestre do ano, o que pode revelar um aquecimento econômico local, diante do papel significativo do setor”.
Quanto à Expectativa de Contratações, 46,3% afirmaram que pretendem aumentar um pouco o quadro de funcionários. Para o Nível de Investimento Atual da Empresa, 35% responderam que está um pouco maior em junho e 63,3% avaliaram que a Situação Atual dos Estoques está adequada.
O índice local foi na contramão da média nacional, que acumula queda pelo segundo mês consecutivo em meio às incertezas econômicas. Com 106,1 pontos, o índice nacional também está -0,3% na comparação anual. Na avaliação da CNC, a percepção negativa dos empresários do setor é um reflexo da atual situação desafiadora do mercado de crédito.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!