EDUCAÇÃO

Comunidade escolar se mobiliza para combater o bullying nas unidades educacionais de Cuiabá

Por Sicom PMC
Publicado em 23-05-2023 às 09:25hrs
Unidades da rede púbica municipal de ensino de Cuiabá realizam, até o próximo dia 16 de junho, o dia ‘D’- ‘Humanização sim! Bullying e Cyberbullying não!

Nesse período, serão realizadas oficinas temáticas envolvendo música, teatro, jogos, produção de vídeos, textos e parodias, entre outras manifestações, a fim de envolver a comunidade escolar no combate ao bullying no ambiente escolar.

O Projeto ‘Sem Plateia Não Tem Bullying’ foi iniciado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em 2019. No último dia 28/04, foi lançada a edição 2023. A iniciativa pioneira em Mato Grosso, tem como objetivo fortalecer o movimento de ação-reflexão-mediação na prevenção e combate ao bullying, nas 169 unidades que integram a rede pública municipal de Cuiabá. O evento reúne toda a comunidade escolar – estudante, profissionais da educação, pais e responsáveis e parceiros, fortalecendo a cultura da paz nas unidades educacionais.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre o projeto. “Sem Plateia Não Tem Bullying está focado na formação dos profissionais e na orientação dos nossos estudantes e suas famílias. A ação é um alerta para que a sociedade possa, a partir da reflexão, produzir diretrizes orientativas e pedagógicas que estimulem as crianças e os jovens, à empatia e ao respeito às diferenças e pela paz no ambiente escolar”, salientou Edilene Machado.

Além de uma palestra realizada em abril, no Hotel Fazenda Mato Grosso, direcionada à equipe gestora, mediadores e profissionais da sede, sobre bullying e cyberbullying, as unidades organizaram eventos para os pais e responsáveis, no período de 2 a 18 de maio. Foram encontros e conversas informais que todos refletissem sobre o tema. Os encontros reuniram profissionais da educação e parceiros.

O assessor Edmilson Marques de Moraes, um dos organizadores desta edição do projeto, explicou que as rodas de conversa incentivam a criação de espaços escolares voltados para a escuta, discussão e orientação sobre o tema.

“Muitos pais e estudantes, ao final desses encontros procuram os assessores para falar de suas experiências e buscar informações e encaminhamentos. São relatos cheios de emoção e temos notado que refletem o interesse da comunidade escolar em trabalhar junto com as equipes gestoras, a fim de tornar o espaço escolar mais seguro e um lugar de fala para os estudantes”, destacou Edmilson Marques de Moraes.

Além de palestras, as unidades educacionais apresentaram atividades culturais, live, ações com as famílias nas escolas, dia da Família, exibição de filme, vídeo, sorteio de brindes, distribuição de folder informativo, entre outras ações.

Programação

Na próxima sexta-feira (26), às 8h, no Parque Mãe Bonifácia, será realizada a 2ª Caminhada Contra o Bullying e, no dia 23 de junho o Fórum – Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying nas Unidades Educacionais, no Hotel Fazenda Mato Grosso. 

No fórum, serão exibidos os resultados das ações realizadas e desenvolvidas nas 169 unidades de ensino que integram a rede pública municipal. Será um momento de avaliação das ações, alinhamento e de valorização da comunidade escolar. O evento vai reunir estudantes, mediadores, equipes gestoras, profissionais da sede e pais.  

Serviço:

‘Sem Plateia Não Tem Bullying’ – Projeto de Prevenção e Combate ao Bullying nas unidades educacionais de Cuiabá

- Dia ‘D’ – Humanização Sim! Bullying e Ciberbullying Não!

Data:  22/05 a 16/06

Local: Unidades Educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino de Cuiabá

2ª Caminhada Contra o Bullying 

Data: 26/05

Hora: 8h

Local: Parque Mãe Bonifácia

Fórum - Prevenção e Combate ao Byllying e Ciberbullying nas Unidades Educacionais

Data: 23/06

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais