
A colheita da safra 2024/25 no Brasil atingiu, em meados de junho, 2,80% da área estimada, atraso de 0,30 pontos percentuais (p.p.) ante o mesmo período da safra 2023/24, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em relação aos estados produtores, Minas Gerais e Piauí são os que estão mais avançados, com 25% e 12% de suas áreas já colhidas, respectivamente. No que tange a Mato Grosso, conforme análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última semana, foram identificados os primeiros hectares colhidos, no estado que é o maior produtor nacional.
Analistas do Imea, destacam que mesmo contabilizando as primeiras frentes de colheita nas áreas de primeira safra, porém, o percentual colhido ainda não apresentou valor significativo para divulgação. “Neste início, é comum um ritmo mais lento no estado, tendo em vista que as áreas de primeira safra representam cerca de 20% da área total. Diante disso, é esperado que o progresso se intensifique à medida em que os talhões de segunda safra começarem a ser colhidos, o que sazonalmente ocorre em julho, quando todos os capulhos já estão abertos”.
De modo geral, o desenvolvimento das lavouras no país está dentro do esperado, com boas expectativas de produtividade. Por fim, espera-se um novo recorde para a produção do algodão em caroço no país, estimada em 9,42 milhões de toneladas (t).
NO TIO SAM – Segundo o relatório do USDA, no dia 22/06, a semeadura do algodão nos Estados Unidos atingiu 92% da área prevista para a safra 2025/26, progresso de 7 p.p. no comparativo semanal. Esse percentual está 1 p.p. atrás do observado no mesmo período do ano passado e 3 p.p. abaixo da média dos últimos cinco anos.
Quanto ao Texas, o maior estado produtor do país, a semeadura atingiu 91% da área projetada para o ciclo, seguindo em linha com o registrado na safra 2023/24. No que tange às condições das lavouras norte-americanas, 47% estão classificadas como boas e excelentes, 9 p.p. inferior ao mesmo período do ano passado, reflexo dos impactos da seca que atingiu o país no início dos trabalhos a campo. Diante desse cenário, o USDA reduziu a expectativa de produção do país em 2,87% ante a safra 2024/25, agora estimada em 3,05 milhões de toneladas.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!