Em uma jornada intensa de eventos e inovação, o ano de 2023 moldou o presente e o futuro do Centro de Eventos do Pantanal (CEP), por meio do desenvolvimento econômico regional e até nacional gerado pelas atividades que movimentou todo o setor. Ao longo do ano, o espaço localizado em Cuiabá, capital mato-grossense, recebeu 285 eventos no qual reuniu cerca de 157 mil participantes, e destes, mais de 16 mil são de outras localidades.
De acordo com a análise do impacto econômico realizada pela equipe administrativa do CEP com base em cálculo da Embratur, esses eventos injetaram na economia local cerca de R$ 24,6 milhões, que foram gastos em hospedagem, alimentação, transporte, compras e lazer. Além de movimentar a extensa cadeia de atividades, o empreendimento impactou significativamente a geração de empregos diretos e indiretos, visto que foram abertos mais de 5,5 mil novos postos de trabalhos diretos.
Como parte do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), o CEP reflete o compromisso conjunto de impulsionar o crescimento sustentável no apoio ao empreendedorismo e ao fortalecimento do setor de eventos em Mato Grosso. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, destaca a ascensão contínua no setor e a demanda robusta por eventos que impulsiona o mercado local.
“O destaque positivo foi a surpreendente quantidade de eventos realizados em 2023, e já temos uma agenda repleta para 2024. Este cenário é particularmente positivo, pois os eventos desempenham um papel crucial na geração de empregos, tanto diretos quanto indiretos. O Centro de Eventos do Pantanal tem o orgulho de contribuir para a formação de empresas no setor, visto que muitas delas, após prestarem serviços para o Sebrae/MT se modernizaram e alcançaram padrões elevados. Inclusive, promovemos programas de desenvolvimento que contribuíram para o crescimento desses fornecedores”, pontuou.
O trabalho e esforço empenhado para a realização dos eventos no Centro de Eventos do Pantanal resultou no maior reconhecimento do segmento por meio do ‘Prêmio Jacaré de Prata’. A honraria foi concedida pelo ‘Prêmio Caio 2023’ – o “Oscar dos Eventos” no Brasil, na categoria ‘Centro de Convenções de Pequeno e Médio Porte, na Região Centro Oeste e Norte’.
Eventos que marcaram
Os congressos continuam sendo os protagonistas entre os eventos corporativo, social e científico, com contribuição significativa na receita do CEP. O destaque deste ano foi para cinco congressos realizados, sendo dois de âmbito nacional – ‘Undime’ e do ‘Congresso Brasileiro de Nematologia e Genoma’. Outros eventos de grande notoriedade foram a ‘ExpoEcos’ e a ‘FIT Pantanal’, esta última atraiu um público expressivo de 40.000 pessoas no mês de maio, consolidando-se como um evento de conteúdo e exposição de destaque.
Além disso, eventos como o ‘Sebrae Hacking’, ‘Jornada de Marketing’, e a ‘Feira do Empreendedor’, demonstraram a diversidade de temas e a abrangência do CEP, ampliando seu alcance e atraindo públicos diversos.
Em uma das mega realizações de 2023, o Centro de Eventos do Pantanal mostrou a expertise dos seus 23 anos de atuação como local preparado para receber qualquer tipo de evento, dado a sua funcionalidade. A exemplo do luxuoso casamento que recebeu no mês de novembro para mais de mil convidados e 800 profissionais em atividade.
Inovações
Dentro da área de 5,8 mil metros quadrados, o CEP inaugurou uma usina solar com capacidade de produção de cerca de 75 mil quilowatts-hora por mês – contribuindo para a redução da pegada de carbono. A instalação de 972 placas fotovoltaicas foi um marco significativo no avanço das energias renováveis e no compromisso com a sustentabilidade, tendo em vista que além do prédio a energia gerada também irá atender mais quatro unidades do Sebrae/MT.
Outra novidade é a implementação da ‘Trilha Ecológica’, uma iniciativa que proporciona aos visitantes a oportunidade de apreciar a rica fauna e flora regional dentro da área de preservação do empreendimento, que integra o bioma do Cerrado. Essa trilha visa oferecer momentos de relaxamento, especialmente para aqueles que participam de eventos e cursos no CEP.
O futuro
Impulsionada pelos agendamentos prévios e pelo setor de eventos aquecido, a expectativa para o ano de 2024 é bem otimista. O CEP já mira o futuro com a captação de eventos de grande relevância, como ‘53° Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais’, a ‘FIT Pantanal’, ‘Acricorte’, ‘11° Simpósio Nutripura’ e o ‘Congresso Brasileiro de Genética Médica’ entre tantos outros que evidenciam a projeção do centro como referência para a realização de eventos nacionais e internacionais.
Pensando em modernização, já existe um projeto em andamento para realizar a climatização do pavilhão, para oferecer melhor experiência aos participantes e frequentadores.
“O CEP não é apenas um local de encontros, mas um catalisador de transformações econômicas e sociais. Seu impacto vai além dos eventos, permeando a comunidade e impulsionando a região para um futuro mais sustentável e próspero. O futuro promissor reflete além do sucesso passado, o compromisso contínuo com o avanço e excelência que a equipe promove”, finaliza o diretor Roberto.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!