A cidade de Várzea Grande continua sua campanha de multivacinação neste sábado, 23 de setembro, adotando a estratégia de alcançar os bairros mais distantes da área central. Com sete pontos de vacinação espalhados por toda a cidade, a iniciativa visa garantir que crianças, adolescentes e adultos tenham acesso às vacinas essenciais para prevenir doenças graves, independentemente de sua localização geográfica.
Os pontos de vacinação incluem:
EMEB Alino Ferreira de Magalhães, localizada no bairro Jardim Maringá; CMEI Professora Jajyr Luiza de Campos Untar, na Capela do Piçarrão; EMEB Professora Lúcia Leite Rodrigues, no Bairro Novo Mato Grosso; EMEB Wilson Sodré de Farias, no Residencial José Carlos Guimarães; EE José Garcia Neto, no Residencial Júlio Domingos de Campos; EE Ernandy Maurício Baracat de Arruda, no Bairro Nova Fronteira; além de no residencial São Benedito que possui 1281 famílias, a ação ser realizada na casa da Dona Selma, localizada na rua Santa Rosa de Lima-Q18, casa 9, segunda etapa.
O atendimento será contínuo, das 8h às 17h, sem interrupções para o almoço, e oferecerá 19 tipos de vacinas de acordo com o Calendário Nacional de Imunização, abrangendo crianças, adolescentes e adultos. Além disso, serão disponibilizadas doses contra influenza para pessoas a partir de 6 meses, bem como doses bivalentes contra a COVID-19.
O Secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros, enfatiza a importância de abordar as áreas de difícil acesso durante a campanha. "O objetivo da Saúde Pública é vacinar a todos com os imunizantes disponíveis na Rede SUS para evitar doenças que possam levar à morte. Esta estratégia nos permite alcançar aqueles que, de outra forma, teriam dificuldade em acessar os serviços de saúde", detalhou.
Entre as vacinas disponíveis, a tríplice bacteriana, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, é uma das que apresenta menor cobertura de imunização e será foco da campanha. A atualização da carteirinha vacinal de crianças e adolescentes é fundamental para garantir a proteção completa.
A campanha de multivacinação em Várzea Grande representa um esforço coletivo das autoridades de saúde para garantir que todas as faixas etárias tenham acesso a vacinas essenciais, promovendo a prevenção de doenças e a saúde da comunidade local. Os moradores são incentivados a aproveitar essa oportunidade e garantir sua imunização completa. A ação é um passo importante em direção à construção de uma comunidade mais saudável e protegida contra doenças evitáveis.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!