ESPORTES

Brasil vence Paraguai e confirma classificação para a Copa do Mundo

Por Da redação PNBonline
Publicado em 11-06-2025 às 11:21hrs
Vini Jr fez o gol da vitória em jogo que marcou a estreia do técnico Carlo Ancelotti em solo brasileiro.
Brasil vence Paraguai e confirma classificação para a Copa do Mundo

A Seleção Brasileira derrotou o Paraguai por 1 a 0 na noite desta terça-feira (10.06), na Neo Química Arena, em São Paulo, e garantiu assim a sua presença na Copa do Mundo de 2026. Foi uma de suas melhores atuações nas Eliminatórias, no primeiro jogo sob comando de Carlo Ancelotti em território nacional. Vini Jr fez o gol da partida, diante de mais de 46 mil torcedores que empurraram a Seleção o tempo todo.

A vitória foi um presente especial para Ancelotti, que completou nesta terça 66 anos e foi homenageado pela torcida brasileira, antes do início do jogo, com um imenso mosaico nas cadeiras da Neo Química, onde se lia em verde e amarelo “Parabéns, Carletto”.

Foi a terceira vez que o Brasil assegurou vaga num Mundial atuando na Neo Química Arena. Em 2017, bateu o Paraguai e selou sua ida para a Copa da Rússia, disputada em 2018. Depois, em 2021, ganhou da Colômbia e assegurou vaga na Copa do Catar, em 2022.

A primeira vitória de Ancelotti na Seleção Brasileira quebrou uma invencibilidade de nove jogos do Paraguai nas Eliminatórias e foi construída com organização tática, vontade e técnica, atributos da Amarelinha notadamente no primeiro tempo.

O gol até que demorou a sair, tal o volume de jogo da equipe e as chances criadas. Aos 7 minutos, num ataque veloz que começou com Vini Jr, Raphinha finalizou e Gatito fez a defesa. Pouco depois, Matheus Cunha cruzou da direita e Vini Jr se esticou para chegar na bola, quase abrindo o placar.

Aos 24, Vini Jr avançou pela esquerda e jogou a bola na área. Martinelli, com um toque de efeito, enganou a defesa paraguaia, mas não teve sorte. Enquanto pressionava o adversário, com atuação sólida na defesa, a Seleção recebia o incentivo da torcida.

O gol esteve maduro aos 35, após ótima jogada de Martinelli pela esquerda. Ele cruzou na medida para Matheus Cunha, que, de cabeça, desperdiçou o lance.

Aos 43, no entanto, o Paraguai não resistiu. Enquanto Raphinha brigava pela posse de bola com três adversários, Matheus Cunha surgiu de trás, foi à linha de fundo e tocou no meio para Vini Jr finalizar, praticamente debaixo da baliza.

Na comemoração, um abraço de Vini em Carlo Ancelotti e muita festa da torcida.

A Seleção voltou com a mesma intensidade no segundo tempo e Bruno Guimarães por pouco não marcou o segundo gol, numa cavadinha que Cáceres salvou em cima da linha. Beneficiado pela vitória do Uruguai sobre a Venezuela por 2 a 0, mais cedo, o que deixava o Brasil a três pontos da classificação, a equipe não se acomodou e controlou o resultado.

O Paraguai, que buscava o empate para ganhar a vaga no Mundial, arriscou mais na etapa final. Nada que ameaçasse o gol de Alisson. No final, Bruno Guimarães chutou forte de dentro da área e Gatito espalmou a bola para escanteio.

Ancelotti aproveitou os últimos minutos para ajustes na Seleção. Primeiro, trocou Alex Sandro por Beraldo. Na sequência, substituiu Vini Jr por Richarlison e Matheus Cunha por Gerson. Ainda deu oportunidade para Danilo jogar alguns minutos, no lugar de Vanderson.

Mesmo sem o brilho do primeiro tempo, a Amarelinha continuou nas graças da torcida até o apito final. Mais uma vez, a única Seleção a disputar todas as Copas do Mundo manteve a tradição e sinalizou que não chegará à competição em 2026 como coadjuvante: vai sim disposta a conquistar o hexa.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais