A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), já realizou 1.229 atendimentos a animais de janeiro a julho deste ano. Esses atendimentos incluem castração, doação, resgate, abandono, atendimento clínico, cirúrgico, translado, carona solidária e denúncias. No mesmo período do ano passado, foram 1.208 atendimentos. E no ano correspondente, foram realizados 1.982 atendimentos.
Dentre as medidas tomadas, a castração é apontada como um mecanismo eficaz para evitar a reprodução desordenada das espécies.
"A Prefeitura mantém parcerias com mais de dez organizações, além dos atendimentos relacionados aos animais resgatados pelas instituições. Também oferecemos o serviço de 'carona solidária', mas estima-se que mais de 15 mil animais estejam nas ruas", revelou Andrea de Melo, Secretária Adjunta de Bem-Estar Animal.
Além das ONGs, os serviços prestados pela clínica são oferecidos aos munícipes com renda de até um salário mínimo, bem como protetores e cuidadores independentes.
De acordo com Andrea, a Secretaria está buscando ampliar as parcerias para fortalecer a causa animal. A orientação é que as ONGs, protetores e cuidadores de animais que necessitam dos serviços da clínica mantenham seus cadastros atualizados junto à Secretaria de Bem-Estar Animal. Além disso,
As ações para prevenir o mau tratamento de animais são realizadas periodicamente e contam com canais para denúncias e solicitação de resgate de animais abandonados. A castração dos animais é uma alternativa para evitar a proliferação descontrolada de cães e gatos, o que agravaria ainda mais a situação de abandono.
"Temos muitos planos, inclusive a criação de representantes nos bairros para nos auxiliar na fiscalização, divulgação de informações e prevenção do mau tratamento. É fundamental que mais pessoas se juntem a nós nesse objetivo", afirmou Andrea.
Para entrar em contato com a Secretaria de Bem-Estar Animal, é possível ligar para o número 0800 647-7755 ou enviar mensagem via WhatsApp para (65) 99207-4318.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!