SAÚDE

Ao cuidar da higiene da boca é possível evitar cáries e doenças periodontais, como inflamação e infecção dos ligamentos e ossos

Por DR. ERNANI CAPOROSSI
Publicado em 12-11-2022 às 00:10hrs
Sorriso e autoestima
Notícia de MT ERNANI CAPOROSSI é especialista em dentística restauradora Ao cuidar da higiene da boca é possível evitar cáries e doenças

A crescente valorização da estética corporal (e do sorriso), pela sociedade ocidental contemporânea, tem sido benéfica para a odontologia, em especial a brasileira. Tanto no campo profissional quanto tecnológico. 

O país é referência mundial em tratamento odontológico neste século XXI e responde por cerca de 20% dos dentistas em atividade em todo o planeta. São mais de 200 mil profissionais trabalhando diariamente para manter em alta o sorriso e a autoestima do brasileiro. 

O avanço tecnológico é constante. Inimagináveis há 30 anos, quando as restaurações se adaptavam mal à estrutura dentária remanescente – motivo de agonia para boa parte dos profissionais – novos materiais e novas técnicas são parte do cotidiano dos consultórios.

O surgimento de novas resinas compostas e cerâmicas permite não apenas devolver aos dentes suas características básicas, sem alterar sua estrutura, como praticar uma odontologia conservadora, cuja prioridade é manter a vitalidade, a função e a estética do dente. 

Não invasivo ou minimamente invasivo, o tratamento conservador, quando realizado de forma criteriosa, mantém ainda a sensibilidade do dente e evita sua destruição pela cárie em caso de nova contaminação. Em resumo, a odontologia conservadora tem como finalidade o estudo e a aplicação de procedimentos educativos, preventivos, operatórios e terapêuticos como forma de preservar e devolver ao dente sua integridade anatômica, funcional e estética. 

Outro grande avanço é a utilização da fotografia na odontologia, em especial a estética. Atualmente, é praticamente impossível iniciar um tratamento sem ela. Seu uso facilita a comunicação entre o dentista e o paciente, ao mostrar uma situação real, e, simultaneamente, permitir uma simulação do resultado. Isto é, o paciente fica sabendo, de antemão, como ficará após o tratamento. Aliar estes dois fatores (novos materiais e novas técnicas) a um planejamento correto é sinônimo de sucesso no tratamento. Entre outros requisitos fundamentais, a prática restauradora começa por uma boa anamnese, check-up radiográfico, análise fotográfica, avaliação das características do sorriso e uso de softwares capazes de delinear um sorriso mais harmônico.

É sempre bom lembrar que, embora a estética seja, quase sempre, a principal preocupação de quem atualmente procura um dentista, o fato é que a perda de um dente é maléfica a qualquer pessoa. Inflamação da gengiva, perda óssea, movimentação e dificuldade de mastigar, incluindo má digestão, dores de cabeças e prováveis infecções, são alguns dos males resultantes de uma saúde bucal precária. 

Portanto, o cuidado com a saúde bucal é fundamental. Ao cuidar da higiene da boca é possível evitar cáries e doenças periodontais, como inflamação e infecção dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes. 

A odontologia, em especial a estética, exige, além de planejamento e constante capacitação, muita dedicação profissional, o que pode ser traduzido por paixão. Paixão pela carreira escolhida e para a qual se trabalha e vive.

* ERNANI CAPOROSSI é especialista em dentística restauradora e prótese dental e MBA em Gestão em Saúde, é membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBOE) e da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSS). Há 30 anos atende em Cuiabá.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais