GERAL

Aeroporto de Cuiabá lança megaprograma para atrair voos ao estado

Por da Redação Infoverus
Publicado em 11-10-2025 às 09:00hrs
Com descontos de até 99%, iniciativa quer transformar Mato Grosso em hub nacional e internacional, ampliando rotas e impulsionando a economia local.

A Centro-Oeste Airports (COA), concessionária do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, acaba de lançar um ousado Programa de Incentivos Tarifários que promete redesenhar a malha aérea de Mato Grosso. A medida oferece descontos agressivos que podem chegar a 99% nas tarifas aeroportuárias — e tem como foco a atração de novas rotas nacionais e internacionais, além do aumento das frequências já existentes.

A iniciativa começou a valer em 1º de outubro e beneficia as companhias aéreas que investirem em crescimento sustentável, alta performance operacional e boas práticas ambientais. A partir de novembro, o programa também passa a incluir 40% de desconto na tarifa de embarque para passageiros, o que deve impactar positivamente na atratividade de novos voos.

“Queremos criar um ambiente competitivo, que premie eficiência, inovação e compromisso com o crescimento do setor aéreo. Mato Grosso tem vocação logística, e estamos preparados para dar um salto em conectividade”, afirma Gabriel Magalhães de Carvalho, gestor Comercial e Estratégico da COA.

Infraestrutura de alto nível

O lançamento do programa ocorre em um momento de transformação do aeroporto, que passou por uma modernização completa graças a um investimento de R$ 280 milhões da concessionária. O terminal agora conta com mais conforto, espaço e tecnologia, com salas VIPs, nova praça de alimentação, sinalização moderna e mais de 35 operações comerciais  de franquias nacionais a marcas regionais.

Além das melhorias visíveis ao passageiro, a COA também vem consolidando parcerias estratégicas que fortalecem o Marechal Rondon como um polo logístico. Um exemplo é a operação regular do Mercado Livre, que reforça o papel do terminal no escoamento de cargas na região Centro-Oeste.

A conclusão de obras de requalificação da pista, taxiways e sinalização, somando R$ 12 milhões, também elevou os padrões de segurança e eficiência operacional, reforçando o preparo do aeroporto para receber voos internacionais — inclusive de carga, táxi-aéreo e fretamentos.

Objetivo: mais voos, mais empregos

O Programa de Incentivos Tarifários ficará em vigor até dezembro de 2025 e está alinhado a tendências globais de eficiência e responsabilidade socioambiental. Além da ampliação de rotas, o programa também exige padrões elevados de pontualidade, qualidade no serviço e adoção de práticas sustentáveis, como parte dos critérios de elegibilidade.

“O objetivo é claro: aumentar a conectividade aérea do estado, gerar mais empregos diretos e indiretos, fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento econômico”, explica Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA. “Com a nova estrutura e esse programa inovador, Mato Grosso se posiciona como protagonista no cenário da aviação nacional.”

Voos já em expansão

Os primeiros resultados já começam a aparecer: em agosto, o aeroporto voltou a contar com voos diretos para o município de Sorriso (MT) e ganhou reforço nas frequências com destino a Brasília (DF), operadas por Azul e Latam, respectivamente.

A expectativa agora é que o programa incentive a chegada de novas rotas, incluindo voos internacionais regulares, tornando o Aeroporto Marechal Rondon não apenas uma porta de entrada para o estado, mas um verdadeiro centro de conexão do Centro-Oeste com o Brasil e o mundo.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais