SEGURANÇA

Sorp reforça fiscalização em terrenos baldios e queimadas apresentam redução de 53%

Por SECON CBA
Publicado em 08-11-2022 às 22:32hrs
A Defesa Civil, ligada à Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp), registrou queda no número de queimadas urbanas e na zona rural no ano de 2022. No ano passado foram registradas 590 ocorrências. Já neste ano, de janeiro até o mês de setembro, foram registrados 274, queda de 53,5%.
Sorp reforça fiscalização em terrenos baldios e queimadas apresentam redução de 53%

 

Conforme o secretário da Sorp, Leovaldo Sales, as ações efetivas, como a fiscalização a terrenos baldios, a contratação de brigadistas através do  programa 'Cuiabá Sem Queimadas'  e ainda o registro de  duas chuvas  (registradas em julho e agosto), contribuíram para diminuição dos focos. 

Somente nos primeiros oito meses deste ano, a Sorp registrou 557 denúncias referentes a terrenos baldios. Deste total, quase 90% das demandas foram finalizadas com êxito, mediante notificações. 

"Nas ocorrências registradas pelo Disque-Denúncia e pela Defesa Civil, se fizermos um comparativo, teremos uma redução de 53%. Atuamos precentivamente mediante a limpeza de terrenos, além do reforço na contratação de  brigadistas, e ainda registramos  chuvas inesperadas, mas que, graças a Deus, contribuiram para ajudar a diminuir as queimadas", explica.

Ele pondera ainda que a efetivação desses números também deve-se ao reforço nas ações. "Mediante as medidas restritivas de biossegurança em razão da pandemia, a  Sorp estava voltada para os trabalhos  de fiscalização. A Sorp trabalhou duro para combater esse vírus, sob o comando do nosso prefeito Emanuel Pinheiro que conduziu bem a situação toda e pudemos voltar às atividades do cotidiano", disse Leovaldo Sales.  

"Nós orientamos à população para que não use o fogo para queimar o lixo no fundo do quintal ou as folhas secas. Evitem o fogo de qualquer maneira”, orientou o diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, reforçando que as queimadas causam severos problemas de saúde. Atualmente, Cuiabá conta com 55 brigadistas. 

Saiba como denunciar

A Defesa Civil de Cuiabá reforça à população os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.

As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais