A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) promoveu, nesta quinta-feira (25.04), uma capacitação a 30 servidores do Sistema Socioeducativo com objetivo de apresentar as ferramentas e funcionalidades do Programa Vigia Mais MT, no âmbito do curso de Monitoramento, Controle e Informação.
Os agentes públicos conheceram a sala de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e aprenderam sobre a funcionalidade de cada câmera, e como elas podem contribuir para a segurança da população.
Os servidores são das cidades de Cuiabá e Rondonópolis, onde as primeiras unidades de internação da Secretaria Adjunta de Justiça terão a segurança reforçada por meio do programa.
As ferramentas digitais utilizadas pelo Ciosp permitem o compartilhamento de informações em tempo real, resultando no menor tempo-resposta às solicitações da população.
Em Rondonópolis, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) conta com monitoramento próprio. Contudo, somente as câmeras voltadas as vias públicas serão integradas ao Ciosp, seguindo o objetivo do programa de monitorar áreas de interesse coletivo e público.
Em Cuiabá, 70 câmeras serão instaladas nas áreas externas do Complexo Pomeri.
O superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant’Ana, explicou que outras secretarias do Governo do Estado já estão integradas ao Vigia Mais MT e a adesão da Secretaria Adjunta de Justiça representa um ganho significativo para a população.
“A tecnologia é uma ferramenta importante para ampliar a segurança pública e adesão de outras secretarias reforça a preocupação do Governo do Estado em monitorar e inibir crimes em diversos setores da sociedade", disse.
A secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos, ressaltou a importância da parceria, destacando os benefícios da tecnologia para o Sistema Socioeducativo.
“Essa ferramenta representará um avanço significativo para o Sistema Socioeducativo, bem como para a gestão de bens, estruturas administrativas da Secretaria Adjunta de Justiça e unidades socioeducativas. Isso aumenta a eficiência do serviço prestado e contribui para um ambiente de trabalho mais tranquilo e menos tencionado", afirmou.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!