EDUCAÇÃO

Semana da Transparência visita escola em Cuiabá

Por Sicom PMC
Publicado em 11-05-2023 às 09:16hrs
De maneira lúdica, crianças recebem noções de cidadania e aprendem como funciona a Prefeitura Municipal de Cuiabá

Transformar crianças em cidadãos conscientes é o principal objetivo do evento realizado nesta quarta-feira (10), na EMEB Francisval de Brito, localizada no bairro Coophamil, em Cuiabá. A ação, alusiva à Semana Municipal da Transparência, instituída pela lei nº 5.853/2014, foi organizada pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e colaboração da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), Secretaria de Meio ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) e Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA).

Durante o evento, os alunos tiveram acesso a informações sobre a administração pública, atividades pedagógicas de forma lúdica, com o objetivo de divulgar os canais de prestação de contas do Executivo, incluindo o Portal Transparência e o Portalzinho da Patrulha. Eles também aprenderam sobre regras de trânsito, controle de doenças e cuidados com os animais, promovendo as culturas de controle interno da gestão pública e o exercício da cidadania. Todos estavam muito animados e participaram ativamente das atividades.

Para o diretor da EMEB Francisval de Brito, Roberto Pereira de Oliveira, este tipo de atividade é importante para os alunos terem as primeiras noções sobre cidadania e sobre como funciona a Prefeitura. “Eles aprendem como funciona toda a organização, qual é o papel do prefeito, dos secretários, dos vereadores, qual é a função de cada um dele, dentro deste processo para manter a cidade organizada, limpa e produtiva para todos”, comentou. A escola tem atualmente 570 alunos, do 1º ao 5º ano.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde, Marcela Guimarães, objetivo é levar a questão da cidadania para o conhecimento das crianças no ambiente escolar, com a junção de outros atores para dizer como são investidos os recursos públicos. Esse projeto é muito importante para que as crianças tenham noção do que acontece fora do ambiente escolar, o que se torna um conhecimento significativo. Isso faz parte da política de educação em Cuiabá, essa troca de conhecimentos que as crianças não têm no dia a dia, de como funciona a máquina pública”, explicou.

Hélio Santos, controlador geral do município disse que a busca pela consolidação de uma gestão transparente é fundamental para elevar o nível de confiança do cidadão na administração municipal. “Quando buscamos este trabalho no desenvolvimento de políticas estratégicas de transparência, de prestação de contas e de participação social, aproximamos o poder público da sociedade, o que vem ao encontro dos interesses da sociedade, que acabam justificando a própria existência do poder público. E para aumentar essa capacidade de colaboração, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município desenvolveu a Semana da Transparência, onde trabalhamos basicamente com quatro macro atividades, que seriam a promoção de palestras destinadas aos alunos e à sociedade em geral, a promoção de concursos de desenho e redação com temas voltados à transparência, combate à corrupção, ética e cidadania e controle social, a confecção de murais sobre a importância da participação da sociedade no acompanhamento e fiscalização da gestão pública, além de promoção de peças teatrais, por meio do trabalho desenvolvido pela Semob a Secretaria de Meio Ambiente, a Zoonoses e a Secretaria de Educação, com quem temos uma parceria duradoura. Tudo isso contribui para consolidar cada vez mais a gestão pública como uma administração transparente. Estamos muito bem nos rankings das capitais em transparência e buscamos, com o apoio do prefeito, cada dia mais consolidar Cuiabá como uma gestão transparente”, concluiu.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais