Gestores da educação pública de Várzea Grande participaram, na última sexta-feira (20), do 1º Seminário do programa Alfabetiza-MT, com o objetivo de compartilhar as boas práticas desenvolvidas ao longo do ano, visando a alfabetização de todas as crianças na idade certa. O evento foi promovido pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel).
De acordo com o secretário da pasta, Silvio Fidelis, a pandemia teve um impacto muito negativo também na educação, principalmente nos anos iniciais que são fundamentais para a alfabetização, então, com apoio do Estado, o município tem investido cada vez mais para reverter esse quadro e garantir mais oportunidades no futuro dos alunos.
"Vemos os resultados positivos que nossos investimentos têm tido, com melhoras em vários indicadores de alfabetização e o reconhecimento de várias práticas de sucesso em nossa rede, ao ponto de que já temos diversas parcerias técnico-pedagógicas com outros municípios para difusão dessas ações", apontou.
Elizabeth Britez de Souza, Superintendente de Gestão Escolar da Smecel, por sua vez, falou sobre o desenvolvimento do Programa na rede municipal. "Desde 2022 temos as capacitações com nossa equipe de formadoras, terças e quintas-feiras, atendendo educação infantil e alfabetização. Esse comprometimento de nossos gestores fez toda a diferença e conseguimos ter 10 escolas premiadas pelo Programa, o que rendeu quase meio milhão de reais em recursos do governo estadual para essas unidades ", contou.
Já a superintendente pedagógica da Smecel, professora Luz Marina Coelho, destacou o objetivo a longo prazo do programa, de garantir um desenvolvimento pedagógico pleno para os estudantes, que sem a alfabetização completa têm muita dificuldade nas próximas etapas escolares. "Temos um secretário que não mede esforços para providenciar o que há de mais moderno na educação, então temos todas as ferramentas para continuar avançando, dependendo apenas o do trabalho de cada um de nós fazendo sua parte para termos sucesso", concluiu.
Em 2022, Várzea Grande qualificou mais de 600 professores e coordenadores para trabalharem com alunos a partir dos 4 anos, até o 2º ano da Educação Básica, período fundamental para a alfabetização. Neste ano as formações continuaram e, além destas, a Secretária passou a acompanhar individualmente o desenvolvimento de cada aluno, nas escolas, observando a evolução nos processos de leitura e escrita.
A diretora da Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande, professora Maria Denize Souza Carvalho, também participou do evento.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!