EDUCAÇÃO

Rede estadual tem mais de 37 mil alunos aptos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2025

Por Secom Gov.MT
Publicado em 29-05-2025 às 09:30hrs
Desse total, mais de 27 mil alunos estão se preparando para as provas, que acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro, por meio do Pré-Enel Digit@l MT
Rede estadual tem mais de 37 mil alunos aptos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2025

Mais de 37 mil estudantes da rede estadual que estão concluindo o Ensino Médio na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão aptos para se inscreverem, até 6 de junho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Desse total, mais de 27 mil alunos estão se preparando para as provas - que acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro, por meio do Pré-Enel Digit@l MT, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Cada estudante inscrito recebeu material pedagógico específico contendo exercícios e simulados para utilizar durante os nove meses de curso, que vai de março a novembro.

As atividades do Pré-Enem Digit@l MT são desenvolvidas em 14 municípios polo: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

As aulas ocorrem tanto presenciais como online, com suporte da plataforma da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), além de outras plataformas parceiras, com acompanhamento de professores da rede estadual selecionados para atuarem no projeto.

A Seduc também disponibiliza simulados e aulões, como o de redação, programado para o dia 4 de junho, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Seduc no Youtube.

Neste ano, o Pré-Enem Digit@l MT trouxe iniciativas inéditas como pílulas de conhecimento (dicas ENEM), fato ou fake (a verdade pela Ciência), jogos, oficinas de redação e entre outras ações que serão realizadas paralelamente às aulas regulares, não interferindo na rotina da escola.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o cursinho é uma iniciativa que alia tecnologia, apoio pedagógico e acompanhamento contínuo, visando oferecer igualdade de oportunidades aos alunos da rede pública que sonham com uma vaga no ensino superior.

“O Enem é uma ferramenta que pode transformar a vida de muitos jovens, abrindo as portas para um futuro cheio de possibilidades e oportunidades, além de abrir portas possibilitar acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni)”, completou ele.

O secretário lembra que, para que o sonho da universidade se realize, o estudante precisa se inscrever no Enem até 6 de junho. “Para quem completou todo o Ensino Médio em escola pública, além de bolsistas integrais de escolas particulares e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica com registro no CadÚnico têm direito à isenção da taxa de inscrição que é de R$ 85”.

Neste ano, com o programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, estudantes beneficiados pela política pública receberão R$ 200 após participarem das provas do Enem.

Apesar do Enem ser voltado para os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio, ele pode ser feito por qualquer pessoa que já concluiu o Ensino Médio, de qualquer faixa etária.

Cronograma

Inscrições: 26/05 a 06/06

Pagamento da taxa de inscrição: 26/05 a 11/06

Aplicação das provas: 9 e 16 de novembro

         

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais