
Professor de Matemática Inova Ensino em Sapezal (MT) com Projeto de Análise de Dados
No coração de Sapezal, Mato Grosso, o professor de Matemática Marcelo Moraes, da renomada Escola Estadual André Antônio Maggi, está revolucionando a forma como os alunos do Ensino Médio aprendem. Através do projeto inovador "Desenvolvendo competências em Análise de Dados Estatísticos de Variáveis Qualitativas e Quantitativas", ele conecta a matemática com o dia a dia dos estudantes.
Essa iniciativa transforma a coleta, organização e análise de dados em uma experiência prática, mostrando que a Matemática é essencial e presente na vida real. Com uma metodologia engajadora, os alunos do terceiro ano são divididos em grupos e exploram temas relevantes para eles, como preferências culturais, hábitos de saúde e até mesmo características como a cor da pele. Para isso, elaboram questionários com perguntas abertas e fechadas, aplicando o conhecimento matemático de forma contextualizada.
"Essa abordagem prática oferece aos alunos uma vivência autêntica de pesquisa, tornando a Matemática uma ferramenta útil e aplicável em suas vidas. O projeto vai além do desenvolvimento de habilidades analíticas, pois também estimula a curiosidade e a autonomia dos jovens", enfatiza Marcelo Moraes, um educador dedicado à inovação no ensino da matemática.
Após a coleta, os dados são organizados em gráficos e tabelas visualmente atraentes, facilitando a compreensão dos resultados. "Para que a Matemática faça sentido para os alunos, é fundamental conectá-la ao seu cotidiano. Busquei aplicar conceitos estatísticos em situações reais, como a investigação de dados dentro da nossa comunidade escolar", explica o professor.
O projeto culmina na identificação de padrões e tendências nos dados, promovendo debates ricos e a comunicação dos resultados para toda a escola. Desde o início, o objetivo foi desenvolver o pensamento crítico e analítico dos estudantes, em consonância com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Marcelo Moraes acredita que essa prática ativa, lúdica e contextualizada supera a dificuldade de aprendizagem da Matemática, muitas vezes causada pela abstração dos conceitos. Para ele, o principal desafio foi tornar a análise estatística acessível, utilizando recursos concretos e próximos da realidade dos alunos.
O sucesso do projeto inspirou o professor a criar um curso de formação gratuita e online sobre metodologias ativas, aberto a todos os interessados em educação. O curso, disponível no site escolasconectadas até 28 de março, apresenta estratégias e recursos pedagógicos para potencializar o trabalho dos educadores e incentivar o protagonismo estudantil na educação básica.
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