SEGURANÇA

Produtores devem estar atentos ao início do período proibitivo do uso do fogo no Pantanal

Por Da redação MTeconomico
Publicado em 02-06-2025 às 09:03hrs
A medida reforça a necessidade de ações coordenadas para prevenir incêndios florestais em uma das regiões mais sensíveis e emblemáticas do estado
Produtores devem estar atentos ao início do período proibitivo do uso do fogo no Pantanal

A partir de amanhã, 1º de junho, entra em vigor o período proibitivo do uso do fogo para manejo e limpeza de áreas rurais no Pantanal mato-grossense. A medida, regulamentada pelo Decreto nº 1.403/2025, reforça a necessidade de ações coordenadas para prevenir incêndios florestais em uma das regiões mais sensíveis e emblemáticas do estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) lembra que o produtor rural tem papel fundamental na proteção do bioma. Dessa forma, o núcleo técnico de Meio Ambiente da Famato reforça a importância da prevenção e da conduta adequada por parte dos produtores rurais em casos de ocorrências com fogo nas propriedades.

O período proibitivo no Pantanal vai até 31 de dezembro e suspende as licenças de queima controlada emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A medida não se aplica às ações autorizadas ou executadas por órgãos públicos voltados ao controle do fogo. Já para a Amazônia e o Cerrado, o período vai de 1º de julho a 30 de novembro.

Prevenção é o melhor caminho. Por isso, adote medidas preventivas na sua propriedade:

– Construa e mantenha aceiros em locais estratégicos

– Mantenha água disponível para o combate a possíveis focos de incêndio

– Estabeleça uma rede de comunicação com vizinhos, sindicato rural e autoridades locais

– Realize manutenção periódica de maquinários para evitar superaquecimento e faíscas

– Tenha equipamentos adequados para combate ao fogo: abafadores e sopradores em pequenas propriedades, caminhões-pipa, reservatórios de água e tratores adaptados em propriedades maiores

– Faça as medidas de prevenção e controle de incêndios florestais como: construção e manutenção dos aceiros

– Capacite a mão de obra e disponibilize ferramentas, equipamentos e maquinários

– Faça o manejo adequado das áreas de pastagens para evitar grande acúmulo de combustível seco, especialmente o crescimento excessivo das gramíneas

Em caso de incêndio, siga as orientações:

– Registre um Boletim de Ocorrência (BO), identificando e cadastrando pelo menos duas testemunhas do fato

– Solicite a presença de autoridade policial no local para relatar o ocorrido e assegurar o registro formal

– Comunique a ocorrência à unidade do Corpo de Bombeiros ou à prefeitura municipal

– Colete o maior número possível de provas que evidenciem os danos causados pelo fogo (fotos, vídeos, depoimentos, etc.)

– Solicite a elaboração de um laudo técnico por um profissional habilitado após o incêndio.

Neste ano, uma das inovações é a implantação de uma Sala de Situação Descentralizada em Poconé, cidade estratégica por ser uma das principais portas de entrada do Pantanal. A estrutura funcionará como base avançada de monitoramento e resposta rápida, integrando as ações da Sala de Situação Central (SSC), coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Outras sete unidades descentralizadas também serão implantadas em municípios que sediam comandos regionais do CBMMT.

         

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

GERALVer Mais