GERAL

Pró-Pantanal é destaque como programa de desenvolvimento territorial e sustentável realizado pelo Sebrae

Por Assessoria de Imprensa Sebrae/MT
Publicado em 11-12-2023 às 08:46hrs
Iniciativa criada para recuperação econômica do Pantanal democratiza a participação de pequenos negócios

A presença do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) na COP-28 foi além de evidenciar seu compromisso com a sustentabilidade. Com iniciativas decisivas na promoção de transformação, a instituição ressaltou a relevância do programa Pró-Pantanal, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos temas centrais discutidos durante a conferência.

Criado como um programa de apoio à recuperação econômica do bioma Pantanal, após o recorde histórico de queimadas em 2020, o projeto foi desenvolvido em parceria entre o Sebrae/MT e Sebrae/MS, prevê minimizar os impactos na economia local, somado aos efeitos da pandemia. Um ponto fundamental da iniciativa é promover o desenvolvimento das lideranças locais nos sete municípios em Mato Grosso – Cáceres, Lambari D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Itiquira –, permitindo que implementem agendas sustentáveis ​​com autonomia.

O Pró-Pantanal está profundamente integrado ao contexto de desenvolvimento territorial, promovendo um ambiente propício aos negócios locais. Na COP-28, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, enfatizou a essência do programa como um impulsionador da capacidade empreendedora da região, ressaltando a interdependência entre o desenvolvimento territorial e as políticas públicas.

“O Pró-Pantanal é eminentemente um programa de desenvolvimento territorial, propício para atividades comerciais e empreendedorismo, beneficiando diretamente as pessoas que residem nessa área. Não podemos falar de desenvolvimento territorial sem políticas públicas. Com isso, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) contribuiu com um papel importantíssimo ao lançar um manual de políticas públicas para a sustentabilidade. Isso é um reconhecimento da relevância das ações institucionais”, enfatizou Schelini.

Confira o Manual de diretrizes de “Gestão Sustentável” aqui.

A sinergia entre o programa Pró-Pantanal e o apoio às políticas públicas emergem como um modelo de sucesso para o desenvolvimento regional e a preservação ambiental. Temas como pecuária sustentável, turismo e economia criativa foram envolvidos, valorizando a cultura, artes e conhecimentos ancestrais, destacando-se como pontos discutidos na COP-28.

No âmbito do empreendedorismo, o Pró-Pantanal foca em ações que incentivam o empreendedorismo feminino e trabalhando com populações sub-representadas, com a realização de festivais gastronômicos e atividades culturais que são estratégias para fomentar a economia na região. Além disso, o Sebrae Mato Grosso desenvolveu, em parceria com o Brasil Mata Viva (BMV), a metodologia ESG para democratizar a participação de pequenos negócios na criação de sustentabilidade por meio do Selo Tesouro Verde.

O produto é uma certificação para pequenas empresas comprometidas com a sustentabilidade e a redução de emissões. Ele reconhece e valoriza práticas sustentáveis, impulsionando a conscientização ambiental e incentivando a inovação nos negócios locais. Esta iniciativa contribui para os temas da COP28 ao promover um ambiente empresarial comprometido com a preservação ambiental e a luta contra as mudanças climáticas, alinhando-se aos esforços globais por um futuro sustentável.

O Sebrae Mato Grosso tem marcado presença em várias edições da Conferência do Clima, incluindo a CO-P15, COP-25, COP-26 e COP-27. Essas participações não apenas reforçaram a presença do sistema Sebrae na Conferência do Clima, mas também trouxeram reflexões valiosas sobre o papel dos pequenos negócios na transição para uma nova economia, a economia sustentável.

Iniciativas sustentáveis

A presença marcante do Pró-Pantanal e das iniciativas do Sebrae Mato Grosso na COP-28 destaca o comprometimento em focar esforços locais com metas globais de sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento econômico e social, e evidencia o potencial transformador de estratégias integradas para enfrentar os desafios climáticos e ambientais.

“Não podemos mais imaginar um mundo sem sustentabilidade e temos que entender que a inovação não tem mais volta, ela veio para transformar a vida da humanidade. Portanto, os temas sustentabilidade, inovação e inclusão, são importantíssimos e urgentes, e não podemos fazer um mundo sustentável, moderno com a presença da inteligência artificial somente para poucos, precisamos pensar também na inclusão, não é possível imaginarmos que neste momento temos 750 milhões de seres humanos passando fome. Então vamos trabalhar com esses três conceitos e é para isso que estamos aqui”, ressaltou o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Durante a conferência, foram apresentados também as iniciativas voltadas ao ‘Etno & Eco Turismo Haliti-Parecis’, que promovem o empreendedorismo em comunidades indígenas, e o Centro Sebrae de Sustentabilidade, que é referência nacional no tema voltado aos Pequenos Negócios, liderado pelo Sebrae Mato Grosso, abrangendo temas como economia circular e liderança sustentável.

O programa Cidades Empreendedoras Sustentáveis também foi destacado pelo Sebrae/MT durante a conferência, visando não apenas a melhoria do ambiente de negócios, mas também a incorporação da Agenda 2030 nos municípios.

Cumprindo a agenda sobre a transição de baixo carbono, o diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini e o governador Mauro Mendes estiveram junto ao vice-presidente da CNI, Silvio Rangel, em painéis no ‘Espaço CNI’. A delegação mato-grossense é composta pela primeira-dama Virginia Mendes, deputados estaduais, prefeita, procurador-geral de Contas e secretários de Estado.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais