Um case de sucesso chamou a atenção do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (MDB), que foi até a cidade de Aparecida de Goiânia, estado de Goiás, para ver de perto o Projeto Cidade Inteligente, implementado pela prefeitura da cidade.
O Projeto conta com 650 câmeras espalhadas pela cidade, com tecnologia para reconhecimento de placas e outras características dos veículos como cor e modelo . A solução é capaz de realizar também o reconhecimento facial uma tecnologia que permite identificar criminosos e pessoas desaparecidas por exemplo .
A solução também implementa análise comportamental, tecnologia muito importante para manutenção da ordem pública, como explica o coordenador técnico do projeto, Jefferson Pereira.
“Uma tecnologia inovadora, que é o comportamental, que seria como criar uma cerca digital em volta de uma área pública e a câmera faz o monitoramento capaz de identificar se um objeto entrou ou saiu dessa área. Com isso nós conseguimos ver, por exemplo, o descarte irregular de entulhos e invasões em prédios públicos ”, explica o coordenador.
Além das câmeras inteligentes Aparecida implementou também mais de 700km de fibras ópticas interligando prédios públicos e unidades da saúde e educação , instalou um data center onde são processados e armazenados dos mais de 2 PT de dados , além de disponibilizar para população 200 pontos de internet sem fio grátis na cidade.
O objetivo da visita do vereador foi conhecer o funcionamento das câmeras de monitoramento, no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). A finalidade é retornar à Cuiabá com um projeto a ser proposto e implementado na cidade.
“Nós viemos conhecer de perto a cidade inteligente, já que Aparecida de Goiânia é uma referência para o Brasil. Esperamos poder efetivar esse projeto em Cuiabá, que trará grandes benefícios em diversas áreas, como segurança, limpeza e ordem pública”, comenta o vereador.
O projeto vem trazendo resultados eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço de educação, saúde, segurança, meio ambiente, serviço social, trabalho e renda, gerando desenvolvimento econômico e social.
Por esses motivos o projeto gerou interesse em diversos gestores do país, incluindo o vereador Juca do Guaraná, que tem a intenção de seguir o modelo.
Acompanharam o presidente da Casa de Leis na visita, o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto, o procurador geral da Câmara, André Luiz de Andrade Pozetti e o chefe de gabinete do vereador Juca do Guaraná, Junior Fernandes.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!