
A operação “Telefone Sem Fio” será retomada em fevereiro de 2026 na região central de Cuiabá, com foco na retirada e organização de cabos de telefonia e internet instalados de forma irregular nos postes. A ação é coordenada pela Energisa Mato Grosso, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Ordem Pública (Sorp), Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU) e Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semob/SegP).
O chamado “Dia D”, que marca o reinício da operação neste ano, está programado para o próximo dia 8 de fevereiro, na Avenida Isaac Póvoas, com início pela região da Prainha. As atividades devem continuar nos finais de semana seguintes e alcançar também os calçadões da região central da capital.
A definição do local e do cronograma ocorreu durante reunião realizada nesta quinta-feira (22), na Secretaria Municipal de Ordem Pública, com a presença do coordenador de Relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e da equipe técnica da concessionária. No encontro, também foi confirmada a participação do Procon Municipal, que irá acompanhar a operação para assegurar os direitos dos consumidores, especialmente em situações de eventual interrupção de serviços de internet.
Durante a reunião, também foram debatidas as alterações na Lei Complementar nº 484, atualizada pela Lei Complementar nº 599/2026, que passou a prever multas mais rigorosas à concessionária e um procedimento de fiscalização mais simples, ágil e com uso de tecnologia. Entre as medidas, a legislação determina que a distribuidora de energia elétrica envie mensalmente à Secretaria Municipal de Ordem Pública um cronograma atualizado das ações de retirada e ordenamento da fiação.
As mudanças na lei são resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública, e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Cabos e Fios Abandonados, da Câmara Municipal. O relatório final da CPI, apresentado em setembro de 2025, apontou falhas na fiscalização do uso dos postes, o que contribuiu para o acúmulo desordenado de cabos na cidade, e recomendou a revisão da legislação para fortalecer o poder de atuação do município.
A primeira fase da operação “Telefone Sem Fio” foi realizada em novembro de 2025 e resultou na retirada de cerca de uma tonelada de cabos abandonados dos postes da Avenida das Palmeiras, no bairro Recanto dos Pássaros. A via foi escolhida por concentrar o maior número de ocorrências envolvendo fios soltos ou emaranhados, conforme levantamento técnico e indicações de vereadores.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!