POLITICA

Prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro realiza vistoria em obras de revitalização do Aquário Municipal e Orla do Porto

Por Secom PMC
Publicado em 24-02-2024 às 09:58hrs
“Essa reforma será benéfica para todo mundo! Tanto para quem vem trazer a família, em busca de lazer, de uma programação alegre e animada, com música boa e comida de qualidade, como para quem deseja empreender, com lanchonetes, peixarias, restaurantes de comidas típicas, comidas de rua, isso será um avanço para a economia e empreendedorismo cuiabano”, afirmou o prefeito de Cuiabá.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, visitou na tarde de terça-feira (20) o Aquário Municipal Justino Malheiros, localizado na Orla do Porto. Com o objetivo de fiscalizar as obras de revitalização do ponto turístico municipal, o chefe do Executivo, juntamente com o secretário Municipal de Turismo, Lincoln Sardinha, e técnicos responsáveis pela reestruturação, fizeram a averiguação da estrutura, acabamento, projetos luminotécnicos e parte externa do local.

“Essa obra se dá graças à movimentação do deputado federal Emanuelzinho, que conseguiu a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões para que possamos entregar esse ponto turístico reformado para a população. O Aquário Municipal, e todo o complexo da Orla do Porto em geral, faz parte da história de Cuiabá. Queremos que as pessoas possam visitar esse espaço lindo, trazer a criançada, fazer deste lugar um local de alegria e lazer para a família”, expressou Emanuel Pinheiro.

A edificação, composta de dois pavimentos que totalizam 4.429,82 m², está em fase de acabamento, onde os profissionais estão realizando os retoques na estrutura, sistema hidráulico e sanitário do prédio. Conforme o cronograma, o próximo passo será a execução de estudos com biólogos para determinar quais espécies poderão se adaptar ao local. A ideia inicial é abrigar animais das bacias da região, como a do Araguaia, Pantanal, Amazônia, Serras e Chapada dos Guimarães. Além do Aquário Municipal, a Orla do Porto, entregue em uma gestão anterior à atual administração, também passa por reformas, com a readequação na estruturação do piso, que resolverá os problemas de rachaduras e falhas no local. A reforma também fomentará o comércio local, com quiosques exclusivamente destinados a serviços de alimentação, como bares, restaurantes, lanchonetes e similares.

“Essa reforma será benéfica para todo mundo! Tanto para quem vem trazer a família, em busca de lazer, de uma programação alegre e animada, com música boa e comida de qualidade, como para quem deseja empreender, com lanchonetes, peixarias, restaurantes de comidas típicas, comidas de rua, isso será um avanço para a economia e empreendedorismo cuiabano”, afirmou o prefeito de Cuiabá.

Aquário Municipal

Fundado no ano de 1999, porém oficialmente inaugurado em 2000, o Aquário Municipal de Cuiabá Justino Malheiros foi construído com o intuito de disponibilizar à sociedade cuiabana, assim como aos turistas, um espaço cultural que apresentasse a ictiofauna regional e um estudo ambiental, de forma a sensibilizar os visitantes à preservação do meio ambiente nas bacias regionais. Já o imóvel em que atualmente está instalado o Museu do Rio foi construído em 1899 para abrigar o Mercado do Peixe e fazia parte de um complexo de casarios, ruas e becos da região.

O prédio, tombado pelo Governo do Estado em 1983, foi revitalizado em 1999, retomando suas características originais. Desde novembro de 2022, abriga a sede da Secretaria de Turismo de Cuiabá e compõe um espaço turístico-cultural que, além de um restaurante, loja de artesanato, auditório, ainda abriga a exposição de peças de artes sacras, artesanato, maquete da região da antiga Cuiabá e registra a história do tradicional Bairro do Porto, através de exposição de 32 quadros no interior do espaço físico.

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais