POLITICA

Prefeita Flávia Moretti sanciona lei inédita que cria política pública de prevenção ao suicídio e à automutilação

Por Secom Pref. VG
Publicado em 22-11-2025 às 11:00hrs
Nova legislação tem como principal objetivo combater a estigmatização do sofrimento psíquico e incentivar a busca por ajuda

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou a Lei Municipal n° 5.448/2025 que dispõe sobre a instituição da Política Municipal de Valorização da Vida e de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A lei inédita foi publicada no Diário Oficial Municipal da última quarta-feira (19).

Conforme a prefeita, são objetivos da nova legislação: promover a valorização da vida e reduzir fatores de risco associados à automutilação e ao suicídio; fortalecer ações intersetoriais de promoção, prevenção e cuidado; combater a estigmatização do sofrimento psíquico e incentivar a busca por ajuda; ampliar o acesso a informações sobre a rede de atenção psicossocial do município; priorizar populações em maior vulnerabilidade, como crianças, adolescentes, idosos, pessoas em situação de violência, luto recente, transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.

“É fundamental lutarmos contra este mal que é considerado a doença deste século, por isso sancionei esta legislação que irá direcionar as políticas e ações que passam a fazer parte das ações permanentes da nossa gestão e do nosso Município”, afirmou Moretti.

Consta da lei que serão diretrizes: integração das políticas de Saúde, Educação, Assistência Social e demais áreas; desenvolvimento de ações educativas permanentes, com ênfase no mês de setembro, sem prejuízo de atividades ao longo do ano; divulgação de canais de ajuda, com destaque para CVV (188), SAMU (192), Ouvidoria do SUS, CAPS e demais serviços, capacitação continuada dos servidores municipais que atuam no atendimento direto à população; realizar campanhas de comunicação responsável, observando recomendações técnicas de abordagem em relação ao tema.

Na lei, também ficou instituída a semana de valorização da vida a ser promovida na segunda semana de setembro. Durante esse período, serão promovidas atividades educativas, rodas de conversa e demais ações articuladas com a Campanha Setembro Amarelo. Essas atividades poderão ser realizadas em escolas, unidades de saúde, CRAS/CREAS, equipamentos esportivos e culturais, praças e demais espaços públicos.

Para atender às atividades das leis, o Poder Público poderá firmar parcerias com entidades, universidades, entre outros. Várzea Grande tem 90 dias para regulamentar a norma.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

GERALVer Mais