Quando começamos a correr e a conhecer pessoas que também correm, observamos que algumas questões e dúvidas pairam com certa frequência nas rodas de corredores. Escolhi alguns assuntos que constantemente geram dúvidas e são importantes conhecimentos.
1) Correr na rua é mais difícil do que correr na esteira?
Talvez um pouco mais quando estamos começando no esporte. O fato de na esteira você poder controlar rigorosamente a sua velocidade pode ser o suficiente para não ultrapassar sua zona de cansaço. E como na rua, às vezes, não temos esse recurso eletrônico, passamos um pouco do ponto e entramos em um ritmo mais acelerado antes do tempo, podendo comprometer a corrida. Isso pode dar a impressão da corrida ser mais difícil na rua. Mas à medida que você vai ganhando condicionamento físico, melhorando e praticando na rua, vai aprendendo a dosar e imprimir as suas velocidades com mais eficiência.
2) É preciso alongar antes da prova?
É muito importante que você tenha o hábito de se alongar em algum momento do seu dia. Mas antes da sua competição, é importante que você aqueça. É esse aquecimento, caminhando ou correndo (dependendo do seu nível), que prepara o corpo para o esforço da corrida, aumentando gradativamente a temperatura dos seus músculos e o seu ritmo de respiração, por exemplo. Isso permite que você consiga um melhor aproveitamento do oxigênio que respira. Apenas alongar e alinhar para a largada não funciona. Então, aproveite aqueles minutos antes da prova e faça um aquecimento específico para você. Deixe o alongamento para de noite, em casa, por exemplo.
3) Sou sedentário há muito tempo: eu consigo treinar?
Provavelmente sim. A principal atividade a ser recomendada para alguém que vem levando uma vida sedentária há tempos é a caminhada, ao menos no início. Essa recomendação é coerente com a introdução dos benefícios à saúde e evita os problemas de lesões associados à atividade física mais vigorosa. Nesse primeiro momento, o mais importante é, simplesmente, sair de casa para treinar.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!