ESPORTES

Pedal da Semob e benção do Senhor Bom Jesus de Cuiabá padroeiro da cidade marcam a programação de aniversário de Cuiabá

Por Secom PMC
Publicado em 08-04-2024 às 10:30hrs
E no encerramento das celebrações será realizado um culto macroecumênico com várias denominações religiosas integradas.
Pedal da Semob e benção do Senhor Bom Jesus de Cuiabá padroeiro da cidade marcam a programação de aniversário de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Secretaria de Mobilidade Urbana em parceria com a Arquidiocese de Cuiabá, realiza uma extensiva programação, o Viva Cuiabá, alusiva ao aniversário de Cuiabá e do santo Padroeiro Bom Jesus de Cuiabá, ambos comemorados no dia 08 deste mês.

Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, os 305 anos de Cuiabá representam a construção de uma Capital que agregou ao longo desse tempo vidas de diferentes culturas e tradições. “Celebramos essa data contabilizando povos e culturas que complementam as riquezas natas, marcantes e típicas da nossa cidade”, frisou o prefeito.

Esta é a sétima edição da parceria e começou cedo no domingo (7), na comunidade São Gonçalo Beira Rio com a concentração para início do Pedal da Semob com percurso até o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo. Lá,  se encontrariam com o grupo de motoristas de carros antigos vindos do Coxipó do Ouro. No total, 180 ciclistas se inscreveram para o passeio que é uma diversão entre os participantes e contabiliza histórias de superação.

Do Parque das Águas, os grupos seguiram para o São Gonçalo Beira Rio para receber a tradicional benção do santo padroeiro ministrada pelo padre Felisberto Samuel da Cruz, da Arquidiocese de Cuiabá. No local foram recepcionados com um belo e saboroso café da manhã e, posteriormente, o almoço.

“A cada ano contabilizamos o crescimento do evento que nos alegra porque temos uma receptividade maior e esperamos que cresça ainda mais, agregando mais pessoas e segmentos da sociedade.  É uma ação aberta para todos que queiram fazer parte desse movimento em prol de Cuiabá independente de denominação”, disse uma das organizadoras por parte da Arquidiocese, Selma Regina  Pipino.

A proposta, segundo Selma, também contribui para disseminar a cultura de que o Senhor Bom Jesus, padroeiro do Estado e do município e da Arquidiocese seja reconhecido com esse mérito em Cuiabá.

As atividades esportivas agregadas ao evento é um grande diferencial e atrai o público. “Excelente, excelente. Oriento aos que nunca participaram de um Pedal que comece aos poucos, consulte um médico primeiro para ir avançando. Os reflexos do bem-estar para a saúde são muitos. Eu sai de 98 kg para 74 kg, ganhei um corpo com menos gordura ao longo desses anos que faço passeios ciclísticos. No ano passado superei um câncer e o que me ajudou muito foi o preparo físico, a atividade que eu fazia e a movimentação. Em outubro fiz minha última radioterapia e quimioterapia e pedalando direto, não paro”, relatou Francisco Tavares Filho, 64 anos, morador do Tijucal.

Felisberto é um entre tantos que se apaixonaram pela magrela (bicicleta). Das sete edições da Arquidiocese, três ele participou. Mas dos Pedais da Semob é participante de carteirinha, entre outros que também acompanha. Da família, nem a esposa nem o filho se arriscam na modalidade, mas o apoiam. “É a única aglomeração que participo, não perco. Eles sabem que não paro de pedalar, nem adianta, eu não paro”, frisou.

Rosilene de Fátima Barbosa Novaes, 45 anos e o esposo Zenival Nunes Barbosa, 58, não ficam de fora dos pedais da Semob e estrearam no evento do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

“O percurso foi tranquilo, pesou um pouco na subida, mas superável. Sempre participamos dos Pedais da Semob. O primeiro passo foi começar, a gente gostou e segue as ações. Faz muito bem para a saúde”, disse Zenival.

Programação

Segunda-feira (08), a programação alusiva ao aniversário de Cuiabá e do Santo Padroeiro Senhor Bom Jesus começam às 6h30 com a Santa Missa, na Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá.

E no encerramento das celebrações será realizado um culto macroecumênico com várias denominações religiosas integradas.

Confira:

6h30- Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
7h30- Alvorada com a participação do Exército Brasileiro na Praça da República
18h- Culto Ecumênico na Praça Alencastro
19h-  Viva Cuiabá - Praça Alencastro- Shows regionais (Turma do Bill, Novo Som)

 

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais