POLITICA

Parque Tecnológico avança e coloca Várzea Grande como protagonista da inovação em Mato Grosso

Por Secom Pref. VG
Publicado em 14-01-2026 às 07:53hrs
O município sediará o primeiro Parque Tecnológico do Estado, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e a Prefeitura de Várzea Grande.

A cidade de Várzea Grande, historicamente ligada ao processo de industrialização de Mato Grosso, caminha para assumir um papel de protagonismo no setor de inovação e tecnologia. O município sediará o primeiro Parque Tecnológico do Estado, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e a Prefeitura de Várzea Grande.

Nesta terça-feira (13), a prefeita Flávia Moretti (PL) se reuniu com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, em um encontro de alinhamento jurídico e operacional para tratar dos avanços do Parque Tecnológico de Mato Grosso, que será instalado no bairro Chapéu do Sol.

Durante a reunião, Allan Kardec destacou o empenho do município para viabilizar a implantação do projeto.
“A prefeita Flávia Moretti tem sido decisiva na construção e viabilização do Parque em Várzea Grande. O Governo do Estado reconhece o esforço e a parceria institucional para que esse projeto se tornasse realidade”, afirmou o secretário.

A prefeita Flávia Moretti ressaltou que o Parque Tecnológico representa um marco histórico para o município e será um importante vetor de desenvolvimento regional.

“O Parque Tecnológico é um marco histórico para Várzea Grande e para o Estado. É um investimento que traz inovação, ciência e tecnologia, fortalece o setor industrial e gera novas oportunidades de emprego e qualificação para nossa população”, declarou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, reforçou que Várzea Grande segue dentro do cronograma estabelecido pelo Governo do Estado e tem atuado como elo entre o poder público, o setor produtivo e as instituições de ensino.

“Estamos finalizando ajustes da legislação e da estrutura para que possamos inaugurar em março, conforme meta estabelecida pelo Governo. Já temos empresas pré-interessadas em se instalar no Parque e isso é extremamente positivo para o futuro econômico da cidade”, destacou.

Segundo Fabyane, o objetivo é consolidar Várzea Grande como uma cidade industrial, inovadora e tecnológica.

“Uma obra dessa magnitude atrai empresas nacionais e internacionais e impulsiona o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana e do Estado”, completou.

Além da articulação institucional, o município também investiu em contrapartidas de infraestrutura, logística e urbanização para viabilizar o empreendimento em parceria com o Governo do Estado. Durante o encontro, foram discutidos os últimos ajustes para a aprovação da Lei de criação do Parque Tecnológico, essencial para instituir a gestão do polo de inovação, pesquisa, tecnologia e empreendedorismo.

A expectativa é que, em até cinco anos, o Parque Tecnológico gere cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos, ampliando a oferta de mão de obra qualificada e projetando Várzea Grande no cenário nacional da inovação. A inauguração integra o rol de grandes entregas do Estado e do Município e deve reunir autoridades, empresários, universidades, grupos de pesquisa e a população em geral. 

Durante a reunião, a prefeita também recebeu a visita dos vereadores Charles Fabiano (União), Jânio Calistro (União) e Sardinha (MDB), acompanhados do secretário de Governo, Sílvio Fidelis, que reforçaram o apoio institucional ao projeto.

Estrutura e potencial do Parque Tecnológico

O Parque Tecnológico é um empreendimento criado e gerido com o objetivo de promover pesquisa, inovação tecnológica e estimular a cooperação entre universidades, instituições de pesquisa e empresas. Trata-se de um importante mecanismo para transformar conhecimento científico em desenvolvimento econômico, com apoio direto do setor produtivo.

Localizado no bairro Chapéu do Sol, o Parque Tecnológico de Mato Grosso caminha para se tornar um dos maiores empreendimentos de inovação do país. Com cerca de 90% das obras concluídas, o espaço ocupa uma área total de 80 hectares,  sendo 16 hectares de área pública  e tem inauguração prevista até o final de 2025.

Comentários (0)

Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais