
A reforma da sede da Escola de Saúde Pública (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no bairro Coophema, em Cuiabá, está 83% concluída e deve ser entregue ainda em 2025. O custo total da obra é estimado em R$ 28 milhões.
“Estamos reformando as instalações da Escola de Saúde Pública para seguir no propósito de fortalecer a política de Educação Permanente dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Assim, vamos proporcionar um atendimento com mais qualidade à população de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A reforma abrange nove salas de aula, um auditório, uma biblioteca, um estúdio, uma cozinha e refeitório, além do setor administrativo.
A infraestrutura incluirá oito salas de aula para 30 pessoas, e outra que comportará até 60 pessoas. Além disso, a unidade disponibilizará um auditório com capacidade para até 150 pessoas.
De acordo com a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, a parte estrutural da obra está perto de ser concluída: falta executar a pavimentação e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
“Esse sistema se encarrega de tratar e remover os poluentes do esgoto antes de o devolver à natureza, protegendo o meio ambiente. Depois disso, os móveis serão confeccionados e faremos os últimos ajustes”, explicou.
Após a finalização a obra, a Escola poderá realizar até 1.800 capacitações por mês, nas mais variadas modalidades, ou 21.600 capacitações por ano.
Segundo o superintendente em substituição da ESP, Juarez Roda Junior, a reforma é fundamental para a valorização dos profissionais e para impulsionar o desenvolvimento da pesquisa em serviços de saúde.
“Isso motiva as equipes da Escola de Saúde Pública para continuarem trabalhando na gestão da educação no SUS e no desenvolvimento das atividades educacionais para formação e qualificação profissional de excelência. A unidade espera uma reforma estrutural há mais de 20 anos. Com isso, a gestão da SES está investindo em um dos pilares mais importantes da sociedade, que é a educação”, afirmou.
Serviços
A Escola de Saúde Pública é referência em diversas áreas de especialização, incluindo hansenologia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, cerca de 100 profissionais estão envolvidos nas atividades administrativas da ESP. A instituição conta com um cadastro de cerca de mil profissionais qualificados para a realização de capacitações e para garantir a continuidade e a qualidade dos cursos oferecidos.
A unidade oferece cursos de Gestão da Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde, Integração Ensino-Serviço em Saúde, Ordenamento da Formação, Políticas de Ensino, Educação Profissional Pós-Técnica, Residência Integrada em Saúde, Política de Pesquisa, Política de Extensão, Política de Inovação, Linha Editorial e Revista Pantaneira de Saúde Coletiva.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!