
As exportações brasileiras de pluma de algodão totalizaram 192,20 mil toneladas em maio de 2025, o que representa uma redução de 19,63% em relação ao volume escoado em abril. Apesar dessa retração mensal, a quantidade de fibra embarcada ainda se configura como a segunda maior da série histórica para um mês de maio. Mato Grosso, maior produtor nacional da fibra, foi responsável por 67,55% dos embarques nacionais no período, enviando ao exterior 129,84 mil toneladas de fibra.
Essas e outras informações foram divulgadas pela análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última segunda-feira. O Imea destaca que “é sazonalmente comum o ritmo dos embarques desacelerar à medida que o fim do ciclo comercial se aproxima.
No acumulado do ciclo (agosto de 2024 a maio de 2025), o estado já exportou 1,65 milhão de toneladas, volume que se configura como o maior já registrado para o período analisado.
O Imea conclui que, apesar do enfraquecimento dos envios em maio, “os embarques seguem em níveis historicamente elevados, sustentando a expectativa de um novo recorde de exportação na temporada”.
Enquanto Mato Grosso aguarda o momento certo para dar início a mais uma colheita da fibra, as vendas da pluma, em maio/25 atingiram 62,75% da produção estimada para a safra 2024/25, com avanço mensal de 2,78 pontos percentuais (p.p.). Em relação ao preço médio negociado, a fibra ficou cotada em R$ 138,08/@, recuo de 0,88% ante abril/25.
Quanto à safra 2025/26, houve um avanço mensal de 4,21 p.p. nas vendas, atingindo 20,20% da produção projetada para o ciclo. Dessa forma, o preço médio das vendas ficou na média de R$ 136,77/@, queda de 0,31% no comparativo mensal.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!