
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) já tem data definida para o início das matrículas na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2026. O processo começará no dia 29 de setembro e será dividido em três etapas para atender todos os perfis de alunos.
O objetivo do calendário antecipado é organizar as turmas, planejar o quadro de professores e garantir a vaga de todos os estudantes.
Confira as datas e os procedimentos para cada tipo de matrícula:
Rematrícula Automática Para os estudantes que já estão na rede estadual e concluíram o ano letivo de 2025, o processo será automático. No entanto, os pais ou responsáveis devem comparecer à escola entre 29 de setembro e 3 de outubro para atualizar o cadastro e a documentação pendente. A vaga não será efetivada para estudantes com menos de 75% de frequência.
Alunos de Escolas Municipais As matrículas para estudantes que vêm de escolas municipais (chamado de redimensionamento) deverão ser realizadas de forma presencial na escola estadual de interesse. O período para essa etapa vai de 3 a 10 de outubro. O não comparecimento no prazo resultará na perda da vaga, que será disponibilizada para novos estudantes.
Novos Estudantes
O período de solicitação de matrícula para novos estudantes que ainda não fazem parte da rede estadual será de 13 de outubro a 7 de novembro. As inscrições deverão ser feitas de forma online, por meio do portal "MatrículaWeb", que será disponibilizado no dia da abertura.
A Seduc-MT também reservou o período de 23 de outubro a 7 de novembro para a matrícula de estudantes da educação especial (Paede). Para mais informações, a orientação é procurar a secretaria da escola onde o aluno estuda.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!