A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – Limpurb, retirou nesta quarta-feira (31) cerca de cinquenta toneladas de detritos oriundos do descarte irregular no bairro Osmar Cabral. Entre os resíduos encontrados no bolsão de lixo estão restos de construção civil, móveis, pneus, animais mortos, caixas de madeira, restos de poda de árvore e materiais que se enquadram na coleta doméstica.
O trabalho se estenderá até o final de semana e conta com o suporte de maquinários como pá carregadeira e caminhão para o transporte dos materiais. No local, existe uma nascente, sendo necessários cuidados e ações especiais para garantir que não haja contaminação na água potável, incluindo a utilização de cloro ativo.
Atualmente, existem cinquenta pontos críticos em Cuiabá, que são monitorados pela Limpurb. A estimativa é que mensalmente são enviadas cerca de 500 toneladas de lixo desses locais para o aterro sanitário. Além das ações periódicas de limpeza de áreas utilizadas para o despejo irregular de resíduos, a Limpurb tem desenvolvido outras iniciativas para combater essa prática danosa ao meio ambiente e à saúde pública, como a instalação de 150 placas educativas em diversas regiões da cidade.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, apenas neste ano foram aplicados mais de R$ 20 mil em multas para munícipes flagrados realizando descarte irregular.
“Desde 2017, quando o prefeito Emanuel Pinheiro assumiu a prefeitura, tínhamos catalogado 368 bolsões de lixo. Hoje, infelizmente, ainda existem aproximadamente 50 pontos críticos. Vale ressaltar que, em algumas áreas, limpamos em uma semana e na outra o local já está sujo, então pedimos a conscientização da população”, pontuou o diretor-adjunto de Serviços Urbanos da Limpurb, Anderson Matos.
A orientação para a população que precisa descartar objetos inservíveis é acionar o Cata-treco. As equipes recolhem e encaminham o material sem utilidade ao aterro sanitário. Já os materiais em bom estado são doados para cooperativas de reciclagem. O serviço pode ser agendado pelo telefone (65) 3645-5518 ou WhatsApp (65) 99243-6502.
Veja Mais Notícias de MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!